Discurso durante a 80ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. na Reunião de Governadores da Amazônia Legal, ocorrida em Belém/PA, no último final de semana. (como Líder)

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da participação de S.Exa. na Reunião de Governadores da Amazônia Legal, ocorrida em Belém/PA, no último final de semana. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2011 - Página 18010
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, GOVERNADOR, ESTADOS, REGIÃO AMAZONICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), DISCUSSÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, Amazônia Legal, IMPORTANCIA, UNIÃO, DEFESA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco/PSDB - TO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Meu Presidente, PSDB, meu Presidente. Só uma pequena retificação, meu Presidente: PSDB, não PMDB, com todo respeito.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - PSDB. Desculpe-me. Eu li errado. Desculpe-me. Perdão.

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco/PSDB - TO) - Sem problemas.

            Quero simplesmente fazer aqui um registro. Na verdade, o nosso Senador Anibal já até expôs de forma muito clara, mas gostaria de fazer este registro.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo registrar nos Anais desta Casa Legislativa a realização e a minha grata satisfação em ter participado da Reunião de Governadores da Amazônia Legal, ocorrida em Belém do Pará, neste último final de semana.

            A reunião teve como objetivo discutir os problemas comuns que afetam os Estados da Federação que compõem a região e as possíveis bases de sustentação de um programa de desenvolvimento para a Amazônia Legal.

            Duas conclusões ficaram patentes. A região precisa agir como um único bloco se quiser ver o desenvolvimento socioeconômico acontecer, fato que há muito é devido ao povo de todos os Estados que se situam na parte superior do mapa do Brasil. A segunda conclusão é que, somente com a união dos executivos estaduais - aí acrescento o apoio de suas bancadas no Congresso Nacional -, seremos capazes de encontrar soluções viáveis para a urgente reforma tributária, a definição dos projetos prioritários de infraestrutura e a superação positiva das questões ambientais para a Amazônia Legal.

            É preciso, pois, debater o conjunto dos temas que foram levados àquela reunião de Governadores e, a partir daí, fortalecer a unidade regional.

            Por final, Sr. Presidente, destaco que estiveram presentes, além do anfitrião, o promotor do evento, o ilustre Governador Simão Jatene; o Governador Siqueira Campos, do nosso Tocantins; Tião Viana, do Acre; Camilo Capiberibe, do Amapá; Silval Barbosa, do Mato Grosso; Confúcio Moura, de Rondônia, e José de Anchieta Júnior, de Roraima; os Vices-Governadores José Melo, do Amazonas, e Washington de Oliveira, do Maranhão.

            Pois bem, Sr. Presidente, essa reunião, para mim, foi uma belíssima surpresa porque eu percebi ali nove governadores com o mesmo objetivo, tratando de um assunto de tamanha relevância sem nenhuma ideologia partidária. Isso me deixou muito gratificado. Mas eu percebo que, só com essa movimentação dos nossos ilustres governadores, sem o parlamento, eles terão mais dificuldades.

            Então, eu quero, neste momento, convocar os nossos parlamentares, os nossos Senadores da região, da Amazônia Legal, os nossos Deputados Federais que também coadunam com todos os nossos governadores. Criamos também um fórum para dar suporte, para aglutinar forças aos nossos governadores dessa Amazônia, até certo ponto esquecida socialmente falando.

            Era tão somente isso, meu Presidente, que eu queira comunicar.

            Muito obrigado.


Modelo1 7/27/2410:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2011 - Página 18010