Fala da Presidência durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do centenário das Igrejas Evangélicas da Assembléia de Deus no Brasil.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário das Igrejas Evangélicas da Assembléia de Deus no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2011 - Página 23235
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL, COMENTARIO, EXPANSÃO, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, MUNDO.

            O SR. PRESIDENTE (Wilson Santiago. Bloco/PDMB - PB) - Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar o centenário das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil, nos termos do Requerimento nº 159, de 2011, dos Senadores Marcelo Crivella, Magno Malta, Flexa Ribeiro e outros Senadores.

            Convido para compor a Mesa os signatários da presente sessão, Exmº Sr. Senador Marcelo Crivella e o Exmº Sr. Senador Flexa Ribeiro. (Palmas.) O Senador Magno Malta justificou a ausência.

            Convido também o Presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, Reverendíssimo Senhor Bispo Manoel Ferreira, e o Presidente da Assembleia de Deus de Belém, Igreja Matriarca das Assembleias de Deus no Brasil, Reverendíssimo Senhor Pastor Samuel Câmara. (Palmas.) O Presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro, Reverendíssimo Senhor Abner de Cássio Ferreira, justificou sua ausência, assim como o Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Reverendíssimo Senhor Pastor José Wellington Bezerra.

            Convidamos o Reverendíssimo Senhor Pastor Benedito Domingos. (Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Wilson Santiago Bloco/PMDB - PB) - Convido a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional brasileiro.

(Procede-se à execução do Hino Nacional brasileiro)

            O SR. PRESIDENTE (Wilson Santiago. Bloco/PMDB - PB) - Convidamos o Deputado Federal Ronaldo Fonseca, que aqui está representando o Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus em substituição ao Pastor José Wellington. (Palmas.)

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Srs. Deputados, Srªs Deputadas, Srs. e Srªs Representantes da Igreja Assembleia de Deus, profissionais da imprensa, demais senhores e senhoras.

            Em atenção ao requerimento apresentado pelo Senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, firmado também por vários outros Senadores aqui citados anteriormente, esta presente sessão especial do Senado Federal destina-se a homenagear a passagem do centenário da Assembleia de Deus no Brasil.

            Trata-se de efeméride da mais alta relevância para o movimento religioso pentecostal do nosso País. Nascida há mais de 100 anos em Belém do Pará, a Assembleia de Deus é hoje uma das mais representativas e importantes igrejas evangélicas no Brasil.

            Brasileira, portanto, de nascimento, a Assembleia de Deus já se faz presente em 176 países espalhados pelos cinco continentes, levando sua palavra de fé e esperança para milhões de fieis em todo o globo. São cem anos, senhores e senhoras aqui presentes, pontuados por intenso e incansável trabalho missionário e evangelizador. Sua própria fundação liga-se, visceralmente, ao movimento missionário mundial, quando dois suecos residentes nos Estados Unidos receberam a missão, no começo do século XX, de pregar o evangelho em uma terra distante e desconhecida da Região Norte do Brasil.

            Ao longo desse profícuo século de existência, a Assembleia de Deus se destaca por uma expansão contínua e fenomenal, fruto do intenso e incansável trabalho de seus pastores, sacerdotes e, sobretudo, de seus próprio fiéis.

            Desde sua formação, a Igreja sempre valorizou o trabalho de seus membros, a quem atribui a missão de levar a mensagem pentecostal para as suas comunidades. Tal condição logo permitiu uma profunda identificação da Igreja com as pessoas ao seu redor, dotando-lhe de imensa ligação com as camadas populares de nosso País.

            Enraizada e comprometida com a realidade dessas localidades, a Assembleia de Deus realiza um importante trabalho social, ao lado da obra religiosa, entre os mais carentes e necessitados, oferecendo-lhes o alimento espiritual e físico.

            E se hoje somos um País cada vez mais cristão, irmanado pelos ideais de solidariedade, comunhão e fé, devemos isso a obras e missões evangelizadoras como as desenvolvidas pela Igreja Assembleia de Deus, da qual o Brasil se orgulha de ter sido o berço criador e idealizador.

            Quero aqui apresentar a mais sincera homenagem desta Casa, em nome de todos os integrantes, ao centenário de sua criação, desejando-lhe muito mais anos de existência e a plena continuidade desse belo trabalho de evangelização que exerce em nosso País e mundo afora.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2011 - Página 23235