Discurso durante a 169ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, dia 9 do corrente, do Dia do Administrador

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso, dia 9 do corrente, do Dia do Administrador
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2011 - Página 39073
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, ADMINISTRADOR, REGISTRO, ATIVIDADE, CATEGORIA PROFISSIONAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, ao prestar esta homenagem ao Dia do Administrador, o Senado Federal faz justiça a uma das profissões mais estratégicas na sociedade contemporânea - e digo isso, Senhor Presidente, sem medo de cometer nenhum exagero.

            O que faz, afinal, o administrador, senão lidar com a complexidade? Traduzindo em seus termos mais gerais, em seus aspectos mais amplos, o administrador é exatamente isto: um profissional da complexidade. E não se pode exagerar, Senhoras Senadoras, Senhores Senadores, a utilidade e a necessidade, em um mundo multifacetado como é o nosso, de um profissional que tenha a função precípua, justamente, de lidar com toda essa complexidade.

            Nesse contexto de complexidade crescente, o administrador funciona como um articulador e como um intérprete. Cabe a ele garantir a articulação entre os diversos âmbitos e domínios atravessados e afetados pelas atividades e processos da organização em que atua: do domínio jurídico ao econômico, do social ao psicológico. Cabe a ele fazer a interlocução e a mediação entre todos esses domínios, de modo a garantir a organicidade que se espera, justamente, de uma organização.

            Para isso, minhas senhoras, meus senhores, para lidar adequadamente com essa complexidade, o profissional da administração tem de reunir diversas qualidades. A uma formação plural e variada, deve juntar um discernimento apurado, flexibilidade e sensibilidade suficientes para mirar o melhor para a organização sem perder de vista o bem dos indivíduos que a compõem. Nesse sentido, Senhor Presidente, a atuação do administrador tem muita analogia - proximidade, mesmo - com a atividade própria do político.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, no nosso mundo cada vez mais complexo, o talento do administrador é necessário em quase todos os domínios, privados e públicos.

            Esse talento é particularmente precioso quando, nesse cenário de complexidade, instala-se um momento de crise. O bom administrador é, justamente, aquele que é capaz de transformar a crise em oportunidade, que é capaz de continuar a ver o horizonte por trás das nuvens pesadas e carregadas da tempestade, sendo, assim, capaz de manter a organicidade do empreendimento que administra apesar das forças desagregadoras e destrutivas que toda crise implica.

            Em um mundo em que a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de rápida adaptação são ingredientes incontornáveis do sucesso de um empreendimento, a atuação do administrador se torna especialmente estratégica para a garantia não só da competitividade das organizações, mas também de sua estabilidade, estejam elas em que âmbito for, público ou privado.

            Para concluir, Sr. Presidente, nesta comemoração pela passagem do Dia do Administrador, em que lembramos a regulamentação da profissão no País, quero aqui enviar minhas congratulações a todos os profissionais da administração brasileiros, ao mesmo tempo em que lhes deixo meus sinceros agradecimentos pelo excelente trabalho que sempre realizaram e pela inestimável contribuição que têm dado ao nosso desenvolvimento social e econômico.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2011 - Página 39073