Pela Liderança durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referência à matéria publicada na revista Exame, edição 1001, que menciona a força das cidades médias como grandes contribuintes do desenvolvimento nacional, incluindo cidades de Santa Catarina. (como Líder)

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Referência à matéria publicada na revista Exame, edição 1001, que menciona a força das cidades médias como grandes contribuintes do desenvolvimento nacional, incluindo cidades de Santa Catarina. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2011 - Página 40079
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, MATERIA, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, AVALIAÇÃO, CIDADE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PAIS, RECONHECIMENTO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, CONCLUSÃO, RODOVIA, OBRAS, INFRAESTRUTURA, PORTO, AEROPORTO, REGIÃO.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco/PSDB - SC. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Srª Presidente Marta Suplicy.

            Srs. Senadores, Srªs Senadoras, compareço à tribuna desta Casa na tarde de hoje e quero me referir mais especificamente a uma matéria que está publicada na edição nº 1001 da revista Exame, que circula em todo o País.

            Como todos sabem, a revista Exame é uma das revistas mais qualificadas na avaliação e na abordagem de assuntos da área econômica. E uma das matérias que a revista publica nesta edição é exatamente a demonstração e a valorização de alguns exemplos de sucesso econômico no Brasil.

            A matéria que se encontra publicada menciona a força das cidades médias. E as cidades médias avaliadas pela equipe da revista incluem algumas cidades que efetivamente devem ser reconhecidas como grandes contribuintes do desenvolvimento nacional.

            Em Santa Catarina, essas cidades estão situadas na região norte e nordeste do Estado: Joinvile, que é a cidade da qual sou eleitor; Jaraguá do Sul, cidade da qual sou filho, porque nessa cidade ainda vivem meu pai, minha mãe, meus familiares, cidade da qual meu pai foi prefeito municipal por duas vezes; São Bento do Sul, que é um polo moveleiro que tem uma história de sucesso econômico, embora tenha vivenciado grandes dificuldades em vários momentos. São cidades que se destacam na região norte e nordeste de Santa Catarina, evidentemente contribuem muito com o desenvolvimento do país e têm números a apresentar que são muito específicos e que matéria apresenta em detalhes.

            Além dessas cidades, obviamente existem outras regiões do Brasil que são citadas pela matéria, como, por exemplo, a região de Campo Grande, outras regiões e cidades de destaque.

            Contudo, Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, é preciso mencionar que o exemplo de sucesso econômico dessas cidades e dessas regiões é constatado a partir do espírito pioneiro e do empreendedorismo de todos aqueles que têm atividades econômicas na região, gerando empregos, progredindo, produzindo, pagando impostos. O que falta é a infraestrutura. O que precisamos e queremos é mais presença do governo. Se o governo não tiver condições de fazer as obras com recursos próprios, deve delegá-las à iniciativa privada.

            Por exemplo, a BR 282, que precisa urgentemente ser duplicada no trecho de Jaraguá do Sul a São Francisco do Sul, já teve o edital de licitação publicado e cancelado duas vezes. E semana última, o Governador de Santa Catarina esteve aqui e, em audiência com o titular do DNIT, mais uma vez, reivindicou a prioridade dessa obra e, como resposta, ouviu que ela consta dos planos, mas que ainda não temos a data, a época ou a oportunidade mais concreta prevista para a publicação do edital de licitação.

            Eu já estive nesta tribuna pelo menos duas ou três vezes falando dessa obra. Essa obra é imprescindível, ela é importante, ela tem recursos assegurados, está no PAC. E não sai por quê? Não sai por causa das questões de ordem técnica, mas também das questões de ordem política. A crise que aconteceu no Ministério dos Transportes fez com que todas as licitações fossem canceladas. Obviamente, se todas foram canceladas, todas terão que ser republicadas. Estamos acompanhando no Orçamento Geral da União, e a imprensa já deu notícia, de que o Ministério dos Transportes e o DNIT estão liquidando o pagamento de valores empenhados e de valores orçados ou presentes no orçamento da União em volume muito inferior àquilo que sempre foi a sua prática, principalmente em número inferior àquilo que era esperado dentro do exercício fiscal do ano de 2011.

            Tenho certeza de que V. Exªs poderiam apresentar e mencionar muitos exemplos de sucesso econômico no Brasil a partir do trabalho dos brasileiros, a partir do empreendedorismo dos nossos empresários, a partir dos grandes esforços que são feitos por governos municipais e estaduais, mas é preciso dizer, e volto aqui à tribuna para falar, que infraestrutura é competência, sim, do Governo Federal, principalmente quando se trata de infraestrutura em uma região produtora e exportadora, porque exportação gera mais divisa e mais receita para o Governo Federal do que para qualquer outro governo, seja estadual ou municipal.

            Santa Catarina precisa da duplicação da BR-280, como também precisa da duplicação da BR-470, como também precisa da conclusão da duplicação da BR-101 e de obras de infraestrutura em portos e aeroportos para continuar sendo um bom exemplo de sucesso e de contribuição efetiva para o engrandecimento do Brasil

            Agradeço, Srª Presidente, pela sua generosidade em me conceder uns minutos a mais. Certamente o assunto merecia a atenção dos Srs. Senadores e das Srªs Senadoras desta Casa e, por certo, das autoridades públicas do País, que vão e precisam, no menor prazo possível, apresentar ações concretas para dar conta das necessidades do País, principalmente do meu Estado e da região norte e nordeste de Santa Catarina. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2011 - Página 40079