Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso da segunda sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição referente à Desvinculação de Receitas da União (DRU); e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, ORÇAMENTO. HOMENAGEM, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro do transcurso da segunda sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição referente à Desvinculação de Receitas da União (DRU); e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2011 - Página 54751
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, ORÇAMENTO. HOMENAGEM, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, CONVOCAÇÃO, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, SESSÃO, VOTAÇÃO, PROJETO, EMENDA CONSTITUCIONAL, RELAÇÃO, DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO (DRU), COMENTARIO, IMPORTANCIA, DESVINCULAÇÃO, RECEITA FEDERAL, OBJETIVO, MELHORIA, CONTROLE FINANCEIRO.
  • COMENTARIO, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, JOSE PIMENTEL, ESTADO DO CEARA (CE), PRESIDENTE, COMISSÃO, ORÇAMENTO, SENADO, RELAÇÃO, ESFORÇO, REALIZAÇÃO, VOTAÇÃO, DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO (DRU).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de usar a palavra pela Liderança do Governo para fazer duas observações, que serão rápidas, mas bastante importantes.

            A primeira delas é que estamos hoje discutindo, pelo segundo dia, a DRU, a Desvinculação de Receitas da União, instrumento fundamental para que tenhamos, efetivamente, uma operação do orçamento em condições de manter o controle fiscal, o controle de gastos, a fim de que possamos continuar a caminhar na linha que o Governo caminhou neste ano, na linha da responsabilidade.

            A DRU é um instrumento importante. Eu quero conclamar todas as Senadoras e Senadores para que venham, amanhã, ao plenário votar essa matéria. Precisaremos de 49 votos “Sim”, porque é uma emenda constitucional e, sem dúvida nenhuma, uma matéria extremamente importante, que encerrará o ano com chave de ouro aqui no Senado.

            A outra observação que eu gostaria de fazer é para elogiar o trabalho do Líder José Pimentel e da equipe que está tratando do Orçamento, Sr. Presidente.

            Sem dúvida nenhuma, o Líder José Pimentel, o Presidente da Comissão de Orçamento, Vital do Rêgo, o Relator do Orçamento, Arlindo Chinaglia, e os relatores setoriais, todos eles, fizeram um esforço muito grande. Nós tivemos uma dedicação muito forte para que tenhamos a condição de votar, ainda nesta semana, o Orçamento da União.

            O Relator Arlindo Chinaglia fará hoje uma reunião com os líderes partidários da Comissão de Orçamento, os relatórios setoriais foram aprovados, o relator geral vai apresentar até amanhã, provavelmente, esse relatório e, sem dúvida nenhuma, nós teremos condição de construir, até quinta-feira, a votação dessa matéria, que é extremamente importante. É importante que o Brasil comece o ano de 2012 com o seu orçamento votado, e um orçamento com responsabilidade fiscal, um orçamento que não tenha, efetivamente, gastos a mais, principalmente de custeio, porque é preciso conter os gastos nessa conjuntura que vamos viver a partir do ano de 2012, já com problemas internacionais neste ano.

            Então, fica aqui o meu registro e o meu aplauso ao Senador José Pimentel e a toda a equipe que está trabalhando na Comissão de Orçamento, porque, realmente, está sendo feito um esforço maiúsculo para que nós possamos votar essa matéria.

            Então, fica aqui o registro, Sr. Presidente.

            Eram essas as palavras que eu queria dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2011 - Página 54751