Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do encerramento das atividades do Senado.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registro do encerramento das atividades do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2012 - Página 74628
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, ENCERRAMENTO, ATIVIDADE, CONGRESSO NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE SARNEY, SENADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, SENADO.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Perfeito.

            Sr. Presidente, esta talvez seja uma das últimas sessões do Senado Federal sob a sua Presidência. Permita-me aqui fazer um registro. V. Exª sabe que, no primeiro dia aqui, da sua eleição à Presidência, disputei com V. Exª e tive a honra de fazer um democrático debate com V. Exª sobre o Senado. Tive a honra, e reitero isso, incluo isso na minha biografia, não só por ter participado desse momento, mas pela convivência e pela condução que V. Exª aqui deu.

            Muitos registros foram feitos aqui diferentes em relação ao dia de hoje. Eu acho que o registro primeiro e fundamental a ser feito é por essa sua gestão à frente da Mesa Diretora, à frente do Senado Federal. Em especial, eu posso falar isso como testemunha, V. Exª sabe, nós temos uma posição política aqui que se diferencia do Bloco PSDB/Democratas, mas tenho uma posição política de divergências com o Governo Federal e sou testemunha da condução democrática que V. Exª tem dado, respeitando os direitos e as manifestações das minorias parlamentares, como é característico do Parlamento. Então, não poderia terminar esse período legislativo, Sr. Presidente, sem fazer esse registro. Em especial porque também, nesse dia de intenso trabalho, Senador Renan, 21h51m, votamos inúmeros projetos, além da MP nº 579, que teve o nosso voto, teve o voto do PSOL favorável, votamos um conjunto de matérias importantíssimas.

            Mas eu quero destacar que esta sessão de hoje também encerra, deverá ser a última sessão deste período do Senado Federal. E eu não poderia encerrar, Sr. Presidente, sem fazer este registro, sem agradecer a possibilidade da democrática convivência que nós tivemos e sem deixar de registrar aqui que a condução dada por V. Exª possibilitou isso: que o Parlamento seja o espaço, a gênese, a essência do Parlamento, em que há pluralidade de opiniões e há pluralidade de manifestações. Oxalá no futuro a condução continue sendo dessa natureza, porque é da natureza do Parlamento o espaço para o democrático debate.

            Então, não poderia deixar encerrar aqui sem fazer esse registro e esse cumprimento, Presidente José Sarney.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2012 - Página 74628