Pronunciamento de Romero Jucá em 25/04/2013
Pela Liderança durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo ao Governo Federal para que seja aumentada a capacidade de geração de energia no Estado de Roraima, em crítica aos apagões recorrentes.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
ENERGIA ELETRICA.:
- Apelo ao Governo Federal para que seja aumentada a capacidade de geração de energia no Estado de Roraima, em crítica aos apagões recorrentes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/2013 - Página 21647
- Assunto
- Outros > ENERGIA ELETRICA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, AUMENTO, CAPACIDADE, GERADOR, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, LOCAL, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR).
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve, mas pedi a palavra para fazer um registro extremamente importante para o meu Estado de Roraima e relatar as providências, inclusive para aqueles que estão nos assistindo pela TV Senado e que nos acompanham pela Rádio Senado e pelas redes sociais, principalmente a população de Roraima, que está apreensiva, Senador José Pimentel, com o fornecimento de energia elétrica, uma vez que, para tanto, dependemos da Venezuela.
O governo brasileiro e o governo da Venezuela têm um acordo, pelo qual se define que a Venezuela, por meio da Hidrelétrica de Guri, transfere energia para a nossa capital, Boa Vista, a partir de onde, então, é direcionada ao interior.
O que está acontecendo nos últimos dias é a intensificação de problemas de geração e transmissão de energia na Venezuela. Nós temos passado por apagões; blackouts têm ocorrido no nosso Estado, gerando inúmeras dificuldades para a população.
Eu mantive contato com o Ministro Edson Lobão, com o Secretário de Energia, Dr. Altino Ventura, com os Dirigentes e Presidentes da Eletrobrás, Dr. Costa e Dr. Madureira, no sentido, Senador Flexa Ribeiro, de que, rapidamente, possa ser duplicada a capacidade de geração térmica de energia na Usina Central de Boa Vista.
Hoje, nós temos uma reserva, em máquinas, de 60 megawatts para qualquer emergência e para equilibrar a tensão da energia que vem da Venezuela. Acontece que essa capacidade de geração não atende à totalidade da necessidade de Boa Vista e do interior. Então, nós teremos que, numa contratação emergencial, ampliar a capacidade de geração de energia térmica em Roraima, para que nós tenhamos a condição de suprir a dificuldade de transmissão da energia que vem da Venezuela.
Nós necessitamos de 140 megawatts para dar atendimento à demanda de Roraima e nós precisamos ter, efetivamente, capacidade instalada para atender, por meio da geração termelétrica, a demanda de energia de Roraima.
A situação na Venezuela tem se agravado; os parques de geração de energia na Venezuela estão ocupados por forças federais, por forças do Exército venezuelano; há muita preocupação quanto à capacidade de geração de energia nesse momento e na deterioração dessa capacidade; e, portanto, nós temos que nos virar com as nossas condições para que Roraima não sofra.
Nós estamos trabalhando paralelamente na linha de transmissão Tucuruí-Manaus, Manaus-Boa Vista, mas essa linha de transmissão, que está com o cronograma atrasado, só deverá chegar em 2015 a Boa Vista. Portanto, nós não podemos ficar durante 2013 e 2014 descobertos quanto à capacidade de geração de energia no nosso Estado.
Então, fica aqui o apelo. Estou encaminhando, por escrito, aos Ministros e às autoridades brasileiras da área de energia esse clamor por urgência na capacidade de geração, na duplicação, pelo menos, da capacidade de geração de energia lá na Central de Boa Vista, e vamos acompanhar com atenção todo esse encaminhamento.
Então, fica aqui a nossa ação registrada.
Assim, quero ressaltar para a população de Roraima, em especial de Boa Vista, que nós estamos atentos, estamos tomando as providências necessárias e vamos acompanhar, junto ao Governo Federal, a linha de transmissão de Turucuí até Boa Vista, a duplicação do parque de energia termelétrica para Boa Vista e também a necessidade da construção das hidrelétricas do Paredão, do Bem-Querer, enfim, das hidrelétricas cujos estudos estão definidos para o nosso Estado de Roraima. Essa é a matriz energética que temos que solucionar. É um desafio, mas estamos atentos e vamos acompanhar, junto ao Governo Federal, as providências urgentes que precisam ser tomadas.
Era esse o registro que eu gostaria de fazer.
Muito obrigado, Srª Presidente.