Pela ordem durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2013 - Página 44547

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje, o Senado fez uma sessão belíssima em homenagem a Carlos Marighella, que viveu esta situação: ele foi barbaramente torturado nas várias vezes em que foi preso. À época, a ciência e a tecnologia foram desprezadas, bem como o conhecimento vasto que a humanidade já adquiriu, para arrancar unhas, para quebrar braços, para fazer “telefone”. Havia as famosas águas geladas durante horas e horas, os paus de arara. Tudo isso foi utilizado como instrumento de terror, no caso do Marighella, para arrancar confissões que não existiam - portanto, não era possível que elas fossem arrancadas. Era um ato criminoso do Estado.

            Trabalhamos para inverter essa ordem, para que o conhecimento, a ciência e a tecnologia permitam que, na investigação, na instrução do inquérito, através de profissionais qualificados, possamos chegar efetivamente ao responsável pelo delito, pelo crime, não na inversão. Acho que esse é um avanço da ciência, e os profissionais que têm essa responsabilidade também têm de ganhar o reconhecimento.

            Por essa razão, acompanhando desde cedo a presença dos papiloscopistas do Brasil inteiro no plenário, o nosso Partido, o Partido do Marighella, desse lutador do povo, vai votar favoravelmente ao projeto de lei da Senadora Ideli, relatado pela Senadora Lúcia Vânia, não só em homenagem à causa do nosso povo e à ciência e à tecnologia, pois esse não é um problema só dos profissionais. O reconhecimento é feito para os profissionais, mas essa é uma causa nossa, do nosso País inteiro.

            Por isso, o nosso voto, o voto do PCdoB, é favorável.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2013 - Página 44547