Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2013 - Página 39991

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Quanto à ordem do encaminhamento, temos concordância no conjunto dos Líderes. E qual é o ponto? Estamos com baixo quórum. Além disso, há outras matérias que precisam ser apensadas a este projeto, de outros Parlamentares. Eu mesmo sou autor do Projeto de Lei do Senado nº 660, que também deu entrada em 2011. Por essa razão, pedimos o apensamento de todos os projetos que tratem da mesma matéria.

            Por essa razão, estou colocando que é melhor termos um tempo para analisar essas matérias. Por isso, peço o encerramento da Ordem do Dia.

 

            (…)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Para clarear, acho que aqui não há ninguém mais ou menos interessado em tratar desse tema. Inclusive, sou autor de um tema, assim como o Senador Lobão e outros aqui.

            O que queremos saber é por que um, e outro, não; queremos saber por que não se trata do tema da forma correta. É disso que se trata

(Intervenção fora do microfone.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Negativo. Por que entrou primeiro? “Não.” Por quê? Qual é a razão? É isso.

            Então, vamos ter aqui de tratar neste momento... Há a pressão da rua? Temos de ouvir? Temos de tratar, sim, mas com responsabilidade - com responsabilidade. É para isso que estou apelando aqui. É para isso que estou apelando aqui.

            Primeiro, é preciso haver aqui as condições de um quórum em que não corramos o risco de termos uma posição que não represente a maioria da Casa. O primeiro ponto é esse. Eu desejo a aprovação. Quero que haja essa lei, o meu Partido também deseja. Agora, por que votar aqui com o quórum que vimos, há pouco ali, de 55 parlamentares? É disso que se trata.

            Então, quero aqui, Sr. Presidente, colocar esse apelo para os Líderes. Vamos votar, sim, vai estar na pauta, sim, mas queremos que sejam apensados os demais projetos e que possamos ter um parecer que considere todas as matérias que tratam do mesmo tema. É disso que se trata, e é esse o apelo que faço aos demais Líderes.

 

            (…)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Presidente Renan, primeiro, eu quero aqui parabenizá-lo por ter acatado a sugestão, que eu venho colocando, do apensamento dos projetos. Ainda ontem, fizemos chegar o PLS nº 660, de 2011, que trata da alteração de três leis.

            É bom lembrar que nós estamos, aqui nesta Casa - também já criada por V. Exª - tratando do Código Penal. E o que nós colocamos aqui foi uma sugestão de que pudessem ser considerados, por um relator, os projetos aqui colocados. Por quê? Para ter uma proposta que leve em consideração o debate, que eu sei que cada um de nós tem de cobrança. O que queremos? Combater a corrupção nos três Poderes, no setor privado, corrupto e corruptor, a corrupção ativa e a corrupção passiva. É isso que todos nós desejamos e apoiamos.

            Então, eu quero aqui, na verdade, parabenizar por isso e pela designação do relator, porque isso permite que tenhamos como dialogar para melhorar o projeto, para se ter um projeto à altura daquilo que, há muitos anos, o povo brasileiro nos cobra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2013 - Página 39991