Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao golpe militar no Egito.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Repúdio ao golpe militar no Egito.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2013 - Página 42304
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REPUDIO, GOLPE DE ESTADO, MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, EGITO, DEFESA, NECESSIDADE, PROTEÇÃO, DEMOCRACIA.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Sr. Presidente, do mesmo modo como o fato, embora distinto, do Presidente Evo Morales, mas demonstrando a situação de conflito no mundo, nós não podemos deixar de registrar a nossa oposição, também veemente, ao golpe militar que acaba de acontecer no Egito.

            Independentemente da opinião e das posições contrárias, oposicionistas, de diversos setores, nós somos favoráveis ao projeto democrático, seja no Egito, seja na nossa região, seja no Oriente Médio. O melhor caminho para nós resolvermos as controvérsias, especialmente no mundo em que nós estamos vivendo, é o caminho da democracia; é ampliar a democracia, e não restringi-la. E qualquer golpe dessa natureza tem que ser rechaçado por nós.

            Quero registrar que o Governo brasileiro já emitiu opinião também sobre o golpe de Estado que acaba de ser confirmado no Egito, com o presidente eleito sendo deposto por um golpe militar. É algo bastante preocupante ao que nós estamos assistindo em diversas regiões do mundo, com episódios lastimáveis como essa, digamos assim, recessão democrática a que nós estamos assistindo, especialmente no Oriente Médio.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2013 - Página 42304