Pela ordem durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apresentação de estímulo para pedido de desculpas do presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, em relação ao Ministro Ricardo Lewandowski por discurso proferido em votação de embargos infringentes.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Apresentação de estímulo para pedido de desculpas do presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, em relação ao Ministro Ricardo Lewandowski por discurso proferido em votação de embargos infringentes.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2013 - Página 54831
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), RETRATAÇÃO, MINISTRO, MOTIVO, PROFERIMENTO, DISCURSO, VOTAÇÃO, EMBARGOS INFRINGENTES.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de informar, Srª Presidente, que, como o nosso Líder, Senador Wellington Dias, vai ter um compromisso, eu vou inverter a minha ordem de fala com S. Exª.

            A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Maioria/PP - RS) - Perfeitamente.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Entretanto, eu gostaria de, pela ordem, aqui fazer uma brevíssima comunicação, um estímulo a um pedido de desculpas do Ministro Joaquim Barbosa.

            Srª Presidente, na semana passada, durante a votação de embargos infringentes, apostos em face da decisão do Colegiado do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal nº 470, o Presidente do Tribunal, Ministro Joaquim Barbosa, qualificou de “chicana” determinada interpretação que teria sido feita pelo Ministro Ricardo Lewandowski, um homem de extraordinário currículo e respeitado por todos os brasileiros, sobretudo no meio jurídico.

            Não obstante a opinião assentada de que os embargos infringentes somente podem ser aceitos contra decisões não unânimes no processo penal, para que o processo seja devolvido a um órgão colegiado mais amplo, é direito das partes que os embargos declaratórios sejam considerados e discutidos, mesmo que não se prestem à rediscussão da causa.

            Assim, avalio que seria muito oportuno que o Ministro Joaquim Barbosa, primeiro magistrado afrodescendente a assumir a Presidência do STF, pelo que tem, obviamente, um mérito extraordinário, venha a reconsiderar sua fala com um pedido de desculpas ao Ministro Ricardo Lewandowski, para a imagem de serenidade, tão necessária à nossa mais alta Corte, bem como pela importância que todos nós creditamos à Presidência do Supremo Tribunal Federal, pois se trata da mais alta Corte de Justiça do nosso País, onde é importante que os 11 ministros dêem exemplo de civilidade e de respeito mútuo.

            Assim, caro Presidente e Ministro Joaquim Barbosa, como, aliás, muitos membros do corpo de advogados brasileiros, magistrados, o Presidente da Associação de Magistrados do Brasil, jornalistas, como Elio Gaspari, que tratou do tema ainda hoje na Folha e no jornal O Globo, e dezenas de pessoas estão dizendo por toda parte, será oportuno que V. Exª, Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do STF, peça desculpas esta semana, em plenário, no mesmo lugar onde houve a sua palavra que muitos consideraram para além da conta - e eu próprio me assustei -; que V. Exª peça desculpas e que aja um tratamento mais civilizado e respeitoso entre todos os Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2013 - Página 54831