Pronunciamento de Wellington Dias em 16/09/2013
Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
- Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/09/2013 - Página 63687
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, conversei com o Senador Aloysio e com outros Senadores aqui e com V. Exª.
Realmente, a ideia era a de fazer a leitura. Como nós estamos aqui numa pauta intensiva, vamos fazer a leitura da Medida Provisória nº 620.
Senador Aloysio, eu queria apenas acrescentar esta informação. Me diz a minha querida Cláudia Lyra, que, em verdade, a matéria já estaria trancando a pauta desde o dia 27. Desde o dia 27. Então, na verdade, a Câmara... Não adianta dizer que temos controle aqui de como é que vai ser na Câmara. A Câmara, por alguma razão, resolveu apresentar a emenda à Medida Provisória nº 620. E ela chegou aqui. E o que as entidades dos atletas e suas lideranças estão pedindo - estiveram, inclusive, com V. Exª - é que se possa fazer a leitura para dar a condição de votação.
Aqui, quero destacar a importância do projeto do Senador Cássio Cunha Lima, que, inclusive, teve o nosso apoio, quando da votação aqui. Destaco que o Senador Mário Couto também tem um projeto na mesma direção. É um projeto fundamental e, como estamos aqui numa semana de pauta intensiva, positiva, o apelo que faço aqui é para que possamos dar a condição de votação, desconsiderando que foi a matéria, dentre tantas que tramitam na Câmara e no Senado, já aprovada na Comissão e na Câmara e está pronta para votação aqui.
Então, eu queria fazer este apelo aqui aos Senadores que são autores de matérias correlatas e, ao mesmo tempo, para que possamos, após a discussão e votação das matérias de hoje, para não atrapalhar a pauta, se não, tranca a pauta, que se faça a leitura. Agora, ao fazer a leitura, ela coloca o trancamento de pauta.
A consulta que faço, pela informação que recebi da Mesa, é se confirma que a matéria, a rigor, já estaria trancando a pauta, porque, neste caso, não temos alternativa, vamos ter que proceder...
O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Presidente
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - É, nós...
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - ... à votação e, nesse caso...
O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Presidente.
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - ... a minha ideia é que pudesse fazer amanhã.
[…]
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto a gente prossegue no debate, aqui, da minirreforma, eu queria só clarear exatamente isto.
Primeiro, não se trata de um projeto de iniciativa do Governo. O Governo apenas manifestou compromisso com a democratização do esporte que foi apresentada.
Nós, mais uma vez, reconhecemos a importância de outros projetos que tramitam. Citei, aqui, o do Senador Cássio Cunha Lima e, também, o do Senador Mário Couto. São dois projetos que tramitam nesta Casa, mas o que veio da Câmara foi esse que está aqui e, por isso, fiz esse apelo.
O Senador Aloysio e outros estão dialogando. Daqui a pouco, a gente trata aqui, porque a ideia é colocar na Ordem do Dia para não atrapalhar a pauta, como V. Exª deseja, de votação de outras matérias.
Então, prossegue o debate, aqui, sobre a chamada minirreforma, enquanto a gente busca o entendimento.
[…]
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Pelo que compreendi aqui hoje do diálogo que tivemos com as lideranças tanto do Governo quanto da oposição, Sr. Presidente, verificamos que há o entendimento exatamente de se fazer a leitura após a votação, para não se trancar a pauta agora. E há as condições, Sr. Presidente, de votação, pelo entendimento feito aqui entre as lideranças da base do Governo e da oposição. A ideia, como V. Exª diz, é ler, após essa votação que estamos fazendo hoje, após a pauta de hoje, e há condições de votação amanhã.
Então, era isso o que eu queria transmitir a V. Exª.