Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de repúdio ao crime hediondo do qual foi vítima a senhora Mara Rúbia.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Discurso de repúdio ao crime hediondo do qual foi vítima a senhora Mara Rúbia.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79318
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • REPUDIO, VIOLENCIA DOMESTICA, VITIMA, MULHER.

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Maioria/PP - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Senadores, Deputadas, eu havia me posicionado para pedir a palavra pela ordem, porque eu desejava fazer um requerimento verbal, tendo em vista uma informação que me foi dada pela Drª Cláudia Lyra com relação ao requerimento posto à mesa para fazermos uma sessão especial em homenagem ao ex-Senador e ex-Governador de Alagoas Luiz Cavalcante.

            Ao me dirigir ao microfone, eu me surpreendi com as Deputadas e com uma jovem senhora usando óculos escuros, protegida pela advogada. Eu imaginei que estivessem aqui em decorrência de alguma coisa que tivesse ocorrido nas galerias, quando me informaram que essa jovem senhora havia sido agredida e perdido a sua visão por um ato de violência praticado pelo homem a quem ela deu amor, pelo homem com quem ela conviveu, pelo homem com quem ela teve um filho ou uma filha, fruto da união dos dois.

            Isso não é homem, minha gente. Isso é um escárnio de gente, porque não é dado o direito a ninguém e, particularmente, ao homem agredir uma mulher. Que coisa terrível nós estamos vivendo!

            Qual é a ameaça que faz uma mulher a um homem ou ao mundo? Muito pelo contrário. A mulher dá o carinho, o amor, o respeito. É uma verdadeira heroína. A mulher cuida da casa, dos filhos, do marido, do emprego. Como pode receber uma coisa dessas? Isso é lamentável, Presidente. Infelizmente, nós ainda assistimos a esse tipo de coisa em pleno século XXI.

            Por isso, Mara, fique certa de que estamos...

            Como homem, repudio tranquilamente essas ações praticadas por homens que são piores que animais irracionais. Eu já ouvi ou li alguma coisa ressaltando que o homem é o pior animal que a terra cria, principalmente homens irracionais como esse que a agrediu.

            Portanto, Sr. Presidente, neste momento lamentável, não resta outro caminho senão hipotecar solidariedade a essa jovem senhora. Deus vai lhe dar paciência. Eu acredito muito na Medicina mais moderna. Que Deus proteja para que a senhora volte a ter a sua visão, o mínimo que for, para que não precise mais andar sendo guiada.

            Eu queria cumprimentar a Ana Rita, a Vanessa e todas as mulheres que, diretamente ou indiretamente, se envolvem nesses episódios, defendendo a integridade dessa figura extraordinária que é a mulher.

            Quando Deus colocou a mulher no mundo, não foi para ser perseguida nem torturada, mas para ser a companheira do homem, ser responsável pela família. E o ponto de equilíbrio da família não está no homem, mas, sim, na mulher.

            Por isso, jovem senhora, receba nossa solidariedade, particularmente a minha solidariedade por esse ato brutal de uma pessoa que a senhora, provavelmente, há algum tempo, amou.

            Ninguém é obrigado a viver com quem não quer mais. Ninguém tem o direito de fazer isso. Ninguém. Infelizmente, ainda acontece. Esperamos que o Ministério Público de Goiás e a Justiça de Goiás possam fazer absoluta justiça em relação a esse crime que foi praticado contra a senhora.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79318