Discurso durante a 204ª Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros, no Senado Federal

Discurso de parabenização ao Senado pela iniciativa do Projeto Jovem Senador e aos estudantes vencedores da edição de 2013.

Autor
Eunice Michiles Malty
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO, SENADO.:
  • Discurso de parabenização ao Senado pela iniciativa do Projeto Jovem Senador e aos estudantes vencedores da edição de 2013.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2013 - Página 82799
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO, SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ESTUDANTE, GANHADOR, PROGRAMA, SENADO, OBJETIVO, INCLUSÃO, JUVENTUDE, LEGISLATIVO, ELOGIO, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, REALIZAÇÃO, PROJETO, INCENTIVO, ADOLESCENTE, INGRESSO, ATIVIDADE POLITICA.

            A SRª EUNICE MICHILES MALTY - Sr. Presidente desta Mesa, Sr. Presidente eleito, Srs. Senadores, eu quero parabenizar, em primeiro lugar, esta Casa por essa iniciativa tão fantástica, que até me comove, e, depois, parabenizar cada um de vocês, porque são vencedores. Se estão aqui, é porque são vencedores.

            Eu quero lembrar a vocês uma coisa: isso é muito bom para vocês. Se eu tivesse tido essa oportunidade, eu não teria ficado tão apavorada quando cheguei aqui. Quando vocês forem eleitos realmente como Senadores, vocês já passaram por essa escola, vocês já sabem como funciona.

            Eu cheguei aqui sem conhecer nada. Vocês podem imaginar como eu estava apavorada sendo a única mulher a entrar neste recinto totalmente cheio de homens. E aqueles homens monstros da política, monstros sagrados, que só víamos na televisão. Eu entrei apavorada. Vocês nem imaginam o medo com que cheguei aqui, mas, graças a Deus, sempre conseguimos achar o nosso caminho.

            Eu quero dizer alguma coisa a vocês: que vocês continuem com esse idealismo, com essa vontade de ajudar, com esse entusiasmo; que a juventude de vocês sirva para arejar aquilo que não está funcionando bem; que vocês nunca se deixem pautar pelos maus exemplos. Eles sempre existirão não só na política, mas em toda a sociedade. Sempre existirão, os maus e os bons.

            Por isso, sejam vocês aqueles que estão ao lado dos bons, dos honestos, dos sinceros, dos trabalhadores, dos idealistas. Sejam vocês aqueles que realmente lutam para que tenhamos um Brasil melhor.

            Eu me lembro de que, quando eu era criança, já faz muito tempo, ouvia sempre meus pais dizerem que o esteio da sociedade se firma no tripé: Deus, pátria e família. Hoje isso está meio em desuso, infelizmente.

            Que vocês tenham sempre Deus acima de tudo, porque se os homens não veem, Deus sempre vê. Pátria é a nossa mãe, às vezes doente, às vezes com problemas, às vezes não exatamente como gostaríamos, mas é a nossa mãe. Nós temos que defendê-la, temos que amá-la, temos que procurar o bem dessa pátria. E depois, então, a nossa família.

            Que sejam esses os principais objetivos da nossa vida, da vida de vocês. E muito obrigada por vocês trazerem esse entusiasmo, por vocês estarem pensando em coisas sérias, não apenas em diversão, o que é muito justo na idade de vocês, mas muito mais no futuro de nossa Pátria, no futuro de vocês. Que vocês sejam abençoados, que tenham uma vida produtiva, que essa vida possa realmente influenciar outros jovens para que pautem suas vidas também por ideais.

            Muito obrigada por esta oportunidade de conhecer vocês.

            E quero desejar a cada um todo o sucesso, toda a felicidade. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2013 - Página 82799