Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre as medidas de racionalização administrativa que visam diminuição de gastos do Senado Federal, com ênfase na redução do quadro de servidores terceirizados.

Autor
Ruben Figueiró (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Ruben Figueiró de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário sobre as medidas de racionalização administrativa que visam diminuição de gastos do Senado Federal, com ênfase na redução do quadro de servidores terceirizados.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2014 - Página 416
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, POLITICA, CORTE, GASTOS PUBLICOS, SENADO, IMPORTANCIA, DECISÃO, MESA DIRETORA, OBJETIVO, PRESERVAÇÃO, GRUPO, EMPREGADO, SETOR, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.

            O SR. RUBEN FIGUEIRÓ (Bloco Minoria/PSDB - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, inicialmente queria cumprimentar V. Exª pela exposição que acaba de fazer, concisa, precisa, justificando o ato da Mesa Diretora com relação a esse problema que nos preocupou de dois dias a esta parte.

            V. Exª e todos nós sempre fomos preocupados com a situação daqueles que conosco contribuem para o prestígio desta Casa do povo brasileiro, esta Alta Casa do povo brasileiro.

            Eu me manifestei duas vezes hoje, Sr. Presidente, a respeito do assunto. E tive, na última delas, aqui em plenário, a honra de ouvir o Senador Jorge Viana, e, logo em seguida, o Senador Paulo Paim, que me trouxeram tranquilidade de que a decisão da Mesa, que seria anunciada por V. Exª, como o fez agora, traria também um ambiente de paz, conciliação e a expectativa de todos nós de que a grande maioria dos nossos servidores comissionados seriam preservados em suas posições.

            O Senador Aloysio Nunes, a quem levei a minha preocupação ontem, disse-me que o ponto de vista do nosso Partido, o PSDB, seria levado à Mesa Diretora, manifestando, evidentemente, a nossa preocupação. Eu me sinto tranquilizado diante da manifestação peremptória de V. Exª.

            Espero, sinceramente, que esse corte não atinja os funcionários que nos ajudam há tantos anos. As irregularidades, naturalmente, devem ser coibidas, e V. Exª tomou a decisão - e a Mesa - absolutamente certa. As minhas palavras, portanto, são de compreensão, respeito à decisão de V. Exª, porque ela sobretudo visa preservar não só o nome desta Casa, também a posição funcional dessas pessoas que estão na galeria aí e que esperam que nós possamos ampará-las, na oportunidade do trabalho.

            Meu respeito, meus cumprimentos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2014 - Página 416