Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifesto de pesar pelo falecimento do arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Manifesto de pesar pelo falecimento do arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2014 - Página 102
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARQUITETO, JOÃO FILGUEIRAS LIMA, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, CONSTRUÇÃO, CIDADE, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. JOSÉ SARNEY (Bloco Maioria/PMDB - AP. Sem revisão do orador.) - É para comunicar ao Senado e, ao mesmo tempo, pedir a esta Casa que faça registrar em ata e manifeste o seu pesar pelo falecimento do Dr. João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.

            É o maior arquiteto brasileiro depois da morte do Oscar Niemeyer - de quem ele era um grande amigo, e trabalharam juntos -, uma vez que o Lelé, o Filgueiras foi um dos construtores de Brasília. Participou ativamente da construção de Brasília. Muitos edifícios aqui têm a marca do seu talento e da sua genialidade.

            Faleceu essa manhã, na Bahia.

            Ele se especializou em arquitetura hospitalar. Foi o responsável pela construção do edifício do Sarah Kubitschek, como também do Sarah Kubitschek Norte, que é um monumento de beleza arquitetônica, que realmente orgulha os arquitetos brasileiros. Também foi responsável pela construção do Centro Administrativo da Bahia.

            Além de uma atividade permanente e renovadora, ele tem uma marca que estabeleceu que, na sua arquitetura, na sua genialidade, é o trato com o pré-moldado, que ele conseguiu, através de formas que ele criou, que fosse uma característica excepcional que marcasse pontos de Brasília da maior importância.

            Portanto, eu acho que é uma perda muito grande para o nosso País e eu desejava registrar e que o Senado se associasse a esse pesar, através de todos os seus membros, porque se trata, realmente, de um gênio da arquitetura brasileira que nós perdemos.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2014 - Página 102