Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos seis anos de fundação do Centro Integrado de Reabilitação Danielle Dias, no Piauí; e outros assuntos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. RELIGIÃO. SAUDE. :
  • Homenagem aos seis anos de fundação do Centro Integrado de Reabilitação Danielle Dias, no Piauí; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 213
Assunto
Outros > HOMENAGEM, ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. RELIGIÃO. SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, CONVITE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRO DE SAUDE, REABILITAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Como o Senador Magno Malta disse, a empolgação é boa.

            Sr. Presidente, eu queria aqui, neste final de sessão, registrar a presença do meu querido Ubiratan, lá de Cristino Castro, lá no sul do Piauí, que nos acompanha, ele que é uma liderança destacada, importante lá do meu Estado. É uma terra abençoada por Deus, Senador Magno Malta. Lá, perfura-se um poço - e lá é semiárido! - e jorra até um milhão de litros d’água por hora, para a gente compreender o quanto Deus é maravilhoso com o nosso querido Piauí. Hoje passamos a controlar a água. Quando fui Governador, fizemos um sistema que fazia o controle de fechar e abrir, para evitar o desperdício. Mas quero saudar, em seu nome, todo o povo de Cristino Castro, da região sul do Piauí. 

            Também quero aqui parabenizar: houve, nesses dias, o aniversário - no dia 29 de abril, principalmente - de cidades que foram emancipadas em 1992, no meu Estado, e que completam agora 22 anos. São cidades novas: São Braz, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Fartura do Piauí - que, neste final de semana, vai comemorar, fazer seus festejos - e Capitão Gervásio Oliveira.

            E destaco aqui: aconteceu, em Simplício Mendes, um encontro de artistas do Piauí, com a presença do nosso grande artista Francis Lopes, que ali fazia a gravação de um DVD, do nosso colega de Parlamento Frank Aguiar, de Mario Zan, de Chambinho, que agora está famoso com o filme em que fez o papel do Luiz Gonzaga, que também é lá do Piauí, de Jaicós. Francis Lopes, de Simplício Mendes; Frank Aguiar, de Itainópolis; Mario Zan, lá do Município de... Deixe-me ver... Qual é mesmo? Lá da região de Picos... Estou tentando lembrar aqui qual é o Município. Não sei se é Francisco Santos. Acho que não, acho que posso estar enganado. O Sirano e o Frank Sabbá.

            Eu queria aqui, Sr. Presidente, na verdade, fazer um registro. Nesses dias, encontrei-me, na cidade de Parnaíba, numa atividade em que ali estava, com o Pastor Manoel Dias de Freitas. Ele me fez um convite - e fui estudar melhor - para a comemoração de 100 anos da Igreja Evangélica Batista de Floriano. Ele, há 35 anos, trabalhando ali.

            Então, em seu nome e em nome de todos os membros dessa Igreja, uma congregação batista, que teve seu início em 1914, no dia 16 de maio, através do missionário Adolfo João Terry, que supervisionava o trabalho na região do Piauí e que organizou lá essa Igreja a partir de 15 membros... Destaque aqui para o Sr. Manoel Dias de Freitas e para sua esposa, Maria Batista de Freitas, que ali levam adiante essa história de muitos que por ali passaram.

            Então, que Deus possa abençoá-los. Eu sou católico, mas tenho grande admiração por esse importante trabalho da Igreja Batista no meu Estado.

            E aqui faço um requerimento em que requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado, a inserção em ata de voto de congratulações e aplausos aos 100 anos da organização da Igreja Evangélica Batista de Floriano e ao Pastor Manoel Dias de Freitas pelos seus 35 anos de trabalho, conforme justificação aqui apresentada, Sr. Presidente.

            Eu quero aqui, ainda, justificar que hoje estava em audiência com o Presidente Elmo Vaz, na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - Codevasf e, depois, com o Ministro da Agricultura Neri Geller e, estando ali naquele instante, terminei não estando presente aqui na hora da votação. Eu queria aqui justificar que o meu voto foi de acordo com a orientação do meu Partido.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Constará em ata.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Finalmente, Sr. Presidente, eu quero aqui me congratular também - hoje, veja, são só congratulações.

            Neste 6 de maio, são completados seis anos do Centro Integrado de Reabilitação Danielle Dias, que foi fundado em 6 de maio de 2008, no Piauí, ainda quando eu era governador. Foi inaugurado com a presença do Presidente Lula, e ele ali esteve depois visitando, e a Presidenta Dilma também. É uma unidade que atua na área do tratamento de pessoas com deficiência, na cidade de Teresina.

            O CEIR, como é conhecido, é uma organização mista, financiada com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual e também por meio de doações. É administrado pela Associação Reabilitar. E aqui destaco o importante trabalho do Dr. Benjamin com outros líderes, o Dr. Alencar, o Mauro Eduardo, enfim, que são dirigentes destacados naquela unidade.

            Sr. Presidente, cito aqui pelo menos um exemplo, o da paciente Emile Bianca, que frequenta o CEIR desde os sete anos de idade. A menina nasceu com um problema de locomoção. De acordo com a sua avó, Irene Cavalcante, o atendimento ajudou na evolução da Emile. Quando Emile chegou ao CEIR, ela não conseguia sequer levantar a cabeça. Com o tratamento oferecido, ela começou a caminhar, socializar-se e fazer novas amizades.

            Então, contando essa história, eu quero me somar a todo povo do meu Estado. Aliás o jornal Meio Norte publicou uma excelente matéria. Começou lá atrás, atendendo 148 pacientes por mês. Hoje atende 1.500 pacientes. Faz, por ano, 32.661 procedimentos. Para compreendermos, houve ano em que chegou até a 70 mil. Neste momento ressalto esse importante trabalho do Helder Jacobina, da Deputada Rejane e de tantas outras lideranças que atuam e que trabalham ali para que tenhamos esse importante desenvolvimento.

            Destaco o trabalho do Dr. Aderson Luz, que é um superintendente destacado lá nessa área. Ele trabalha com várias clínicas na área de reabilitação, na área de fisioterapia e hidroterapia. Também tem, vinculada ao centro, a equoterapia, ou seja, o tratamento com o uso de cavalos. Destaco ainda o Ceir Móvel, que tem uma fábrica de órtese e prótese para alguém que não tem perna. Fazem ali a fabricação de pernas, enfim, de outros membros e se direciona às regiões do Município nesse trabalho.

            Quero fazer um apelo ao Governador José Filho para que possa dar todas as condições para fortalecer esse importante trabalho, ele que assumiu. Soube que o Secretário de Saúde esteve visitando recentemente.

            Queria daqui, Sr. Presidente, fazer essa homenagem e tenho certeza de que a faço em nome do povo do Piauí, pelo destaque que é o nosso complexo de reabilitação, o nosso Centro Integrado de Reabilitação, como é chamado, para essa assistência a crianças e adultos com alguma deficiência.

            Ainda temos que fazer importantes investimentos. Ela é cabeça de rede para um conjunto de outras unidades espalhadas pelo Estado e certamente. nos orgulha.

            Essa experiência também permitiu, com o apoio de V. Exª aqui no Senado e de outros Senadores e Senadoras, que tivéssemos hoje essa importante política para a pessoa com deficiência no Brasil, abraçada pela Presidente Dilma.

            Não posso encerrar a minha fala, Sr. Presidente, sem primeiro fazer minhas as palavras de V. Exª em relação ao Primeiro de Maio e fazer aqui, diante da fala do meu colega Senador Magno Malta, também uma ressalva em relação à nossa Ministra Maria do Rosário. É uma pessoa que tem uma história belíssima na defesa de causas importantes para o povo brasileiro. E é assim que eu quero me lembrar sempre da sua história, tanto no Parlamento, quanto no Executivo. Ela que é oriunda do Rio Grande do Sul, mas que tem um trabalho destacado e importante para todo o Brasil.

            Era isso que eu queria trazer aqui. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 213