Discurso durante a 13ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar os sessenta e nove anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nos termos dos Requerimentos nºs 957/2014 e 16/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a celebrar os sessenta e nove anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nos termos dos Requerimentos nºs 957/2014 e 16/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2015 - Página 7
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), MOTIVO, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, COMENTARIO, HISTORIA, INSTITUTO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, FORMAÇÃO, SOCIEDADE, MERCADO DE TRABALHO, ATIVIDADE COMERCIAL, ENFASE, FILIAL, RORAIMA (RR).

            O SR. TELMÁRIO MOTA (PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Jorge Viana, signatário desta sessão; ilustre Senador Paulo Paim, sempre com essa visão fantástica de não deixar passar em branco este dia tão importante na vida de mais de 55 mil brasileiros que já foram beneficiados com os cursos que o Senac tem proporcionado. Quero saudar também a Senadora Ana Amélia, essa guerreira, essa mulher incansável que nos honra, no Senado, com a sua presença; o Senador Hélio, representando o Distrito Federal; os demais convidados, o Deputado Federal Mauro Pereira.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. PT - AC) - Senador Telmário, só para ficar registrado adequadamente nos Anais, são 55 milhões.

            O SR. TELMÁRIO MOTA (PDT - RR) - Milhões.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. PT - AC) - V. Exª se referiu a mil.

            O SR. TELMÁRIO MOTA (PDT - RR) - Fui tímido. Veja que coisa fantástica!

            Então, aproveitando, Sr. Presidente, Srª Senadora, venho, hoje, a esta sessão, a esta tribuna, confraternizar-me com os 69 anos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Quero também parabenizar o Senador Paim e os demais: Senador Capiberibe, Senadora Vanessa Grazziotin e Senador Cristovam, que proporcionaram este momento tão importante, este registro tão importante.

            Nesta sessão festiva, não posso deixar de falar do Senac de Roraima, que, ao longo dos anos, tem colaborado, efetivamente, para a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Quero também deixar meu abraço fraterno à Diretora Regional do Senac, Srª Lisiane.

            Os jovens roraimenses que estão nos ouvindo podem procurar o Senac e fazer um curso nas áreas de saúde, infraestrutura, gestão, beleza, artes, moda, turismo, hospitalidade e lazer, informática, comunicação e design, comércio, idiomas, educação e outros cursos à distância. Então, os jovens do meu Estado que, a esta hora, nos ouvem, pela televisão ou pela Rádio Senado, procurem o Senac para aproveitar esses cursos tão importantes.

            Milhares de aprendizes, hoje, estão cuidando da própria carreira, mas foi lá, no Senac, que tiveram os primeiros conhecimentos para poderem alçar voo e seguir carreira solo. Não fosse a dedicação e a visão empreendedora dos empresários roraimenses, muitos dos nossos jovens estariam sem profissão ou, talvez, sem rumo no sentido da sua profissionalização.

            Quem nos dera alguns governantes que passaram pelo nosso Estado tivessem tido essa mesma visão da importância dos estudos na formação dos nossos jovens. Com certeza não teríamos tantos adolescentes desempregados, outros no mundo das drogas ou no submundo do crime. Desculpem-nos os que pensam o contrário, mas entendemos que só pela educação podemos tirar nossos jovens do obscurantismo e mostrar a luz para uma vida plena de sucesso.

            Finalizo, colocando o meu gabinete à disposição do Senac em nível nacional e, também, à disposição do meu Estado, para continuarmos esse belíssimo trabalho que hoje deu luz, prosperidade e encaminhou milhões de brasileiros e milhares de roraimenses ao mercado de trabalho.

            Senador Paim, meus parabéns por V. Exª ter proporcionado ao Senado hoje parabenizar o Senac pelos 69 anos de grande serviço prestado à Nação brasileira, aos brasileiros e ao meu Estado, que tão longe fica daqui, mas pelo qual tanto carinho nós temos.

            O meu muito obrigado. Um abraço a todos. Obrigado! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2015 - Página 7