Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Preocupação com as exportações de carne bovina de produtores do Estado de Roraima; e outros assuntos.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Preocupação com as exportações de carne bovina de produtores do Estado de Roraima; e outros assuntos.
CALAMIDADE:
SEGURANÇA PUBLICA:
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2015 - Página 119
Assuntos
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > CALAMIDADE
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, LOCAL, RORAIMA (RR), MOTIVO, REDUÇÃO, VOLUME, EXPORTAÇÃO, CARNE BOVINA, POSSIBILIDADE, CONTAMINAÇÃO, GADO, FEBRE AFTOSA.
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, LOCAL, RORAIMA (RR), MOTIVO, MORTE, CRIAÇÃO, GADO, PEIXE, FALTA, AGUA, ABASTECIMENTO, RESERVATORIO, REGISTRO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, DECRETAÇÃO, ESTADO DE EMERGENCIA, MUNICIPIOS.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, JOSE EDUARDO CARDOZO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), OBJETIVO, COMBATE, VIOLENCIA, LOCAL, RORAIMA (RR).

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria primeiro dizer que estou feliz por esse quadro estar melhorando lá no Acre, porque realmente aquelas famílias estão muito aflitas, estão sendo penalizadas, e a gente fica realmente solidário com o povo do Acre, especialmente aqui com os Senadores que, diariamente, estão buscando recursos, mecanismos, para realmente levarem um mínimo de conforto à população do Acre.

            Mas viu, Senador Fernando, como é este continente que é o Brasil: a turma troca muito é Roraima por Rondônia. Eu queria que essa troca tivesse acontecido no início, porque eu sempre costumo dizer que para Rondônia, Amapá e Tocantins foram bons administradores, para Roraima mandaram um bando de corruptos, destruíram meu Estado.

            É por isso que eu estou aqui hoje. Veja você: Roraima, antes de ser Estado, Senador Fernando, nós éramos o maior exportador de carne bovina do Norte do País. Fornecia para Rondônia, para o Amazonas, até para o Pará.

            Depois que passou a Estado, Roraima regrediu. Hoje talvez nós tenhamos o menor rebanho de gado bovino do Norte. Mais grave do que isso: um Estado que teve na sua economia a pecuária como o carro-chefe, hoje está com médio risco de aftosa.

            Olha o risco que nós corremos hoje, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras: se Manaus, que hoje tem médio risco de aftosa, sair de médio risco - e terá que sair -, Roraima não poderá exportar 1kg de carne para lugar nenhum, porque Roraima só tem uma saída - ou pelo Amazonas ou pela Venezuela - e ninguém vai querer importar carne de um Estado que oferece risco de aftosa.

            Por isso, o meu apelo ao Governo Federal, o meu apelo à Ministra Kátia Abreu, que assume com a pujança de fazer uma boa administração - e eu acredito nela.

            Ontem nós recebemos aqui, no nosso gabinete, o Presidente da Aderr, que é uma agência de proteção animal que cuida exatamente dessas endemias, como a aftosa, e de outras doenças, como a mosca da carambola, que também temos lá e vem da Guiana Inglesa, nosso país vizinho, onde não há um bom saneamento básico.

            Voltando à questão da febre aftosa, uma luz começa a surgir. Ontem eu recebi o Braz e o Vicente, dois representantes da Aderr, que vieram pedir, claro, ajuda para aparelhar a agência de fomento, porque precisa de carro, precisa de treinamento, precisa dar suporte, precisa de recursos para livrar Roraima da febre aftosa. E vai ser implantada, no dia 16, a pedido do Ministério da Agricultura - é uma das exigências - a GTA eletrônica, para que todos os animais que circularem dentro do Estado tenham essa GTA eletrônica, a fim de dar qualidade e proporcionar maior controle do trânsito de animais e, ao mesmo tempo, da doença aftosa.

            Quero também, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, dar outro recadinho. Eu vi aqui o Senador Jorge Viana e os demais Senadores do Acre num estado de aflição com relação à enchente. Roraima, por incrível que pareça, também um Estado do Norte, ali próximo, mas um próximo com mais de 3 mil quilômetros de distância, está passando por um momento de seca. Alguns Municípios já estão em estado de emergência exatamente por falta de água. O gado está morrendo, os tanques de peixe estão secando e está faltando água nas vilas, nas sedes. Então, o Governo do Estado decretou emergência em quatro Municípios.

            E nós iniciamos dia 24. Já em 2 de março, quando foi decretado o estado de emergência, encaminhamos ao Ministro Gilberto essas necessidades, por meio de um relatório da Defesa Civil, pedindo o reconhecimento desse estado de emergência e o imediato socorro ao Estado de Roraima.

            E, hoje, vejo estampado no maior jornal de circulação, Folha de Boa Vista, ainda, a ansiedade do Governo do meu Estado, aguardando o reconhecimento deste estado de emergência nos Municípios do Estado de Roraima pelo Ministério, pelo Ministro Gilberto, que, até agora, não aconteceu.

            Portanto, estamos reiterando, fazendo um apelo à Presidenta Dilma, ao Ministro Gilberto, para que socorram o Acre, mas não abandonem Roraima. O Governo do Estado precisa desse apoio, desse suporte e de recursos, para socorrer esses Municípios que se encontram em estado de emergência.

             E, por fim, Sr. Presidente, ontem, ouvi, aqui, um apelo do Senador Amorim com relação ao Estado de Sergipe pelo volume de criminalidade que ali hoje está se apresentando. Roraima está sendo tema de reportagem nacional. Estão fazendo programas, o SBT fez um programa mostrando como o crime organizado chegou ao Estado de Roraima e as barbáries que estão ali sendo praticadas.

            De forma que, ontem, recebemos do Estado de Roraima um ofício apontando a necessidade do aparelhamento dos presídios, reconstruções de alas, enfim. Já havíamos acionado o Ministro da Justiça e, ontem, voltamos a encaminhar àquele Ministério, na pessoa do Sr. Renato Campos Pinto Vítor, a nova planilha pedindo a imediata providência do Ministro Eduardo, no sentido de socorrer, o mais rápido possível, o Estado de Roraima.

            Portanto, hoje eu venho a esta tribuna, mais uma vez, fazer um apelo ao Ministro da Integração e ao Ministro da Justiça no sentido de que atendam o Estado de Roraima. É impossível o Estado viver nessa situação precária, de risco, de instabilidade, tanto pelo aspecto das secas, meu Presidente Renan, quanto pelo aspecto da criminalidade.

            Assim, fica aqui, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, o meu apelo aos ministros para que Roraima imediatamente seja socorrido nas suas necessidades.

            Muito obrigado, Sr. Presidente! Muito obrigado, Srs. Senadores e Srªs Senadoras!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2015 - Página 119