Comunicação inadiável durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em que esteve presente o Ministro da Educação, Sr. Renato Janine Ribeiro.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro da participação de S. Exª em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em que esteve presente o Ministro da Educação, Sr. Renato Janine Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2015 - Página 16
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, LOCAL, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, FATIMA BEZERRA, SENADOR, RENATO JANINE RIBEIRO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ASSUNTO, VALORIZAÇÃO, PROFESSOR, ATIVIDADE PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO, DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, CARREIRA, ESCLARECIMENTOS, ALTERAÇÃO, CRITERIOS, CONCESSÃO, BENEFICIO, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), ENFASE, SUSTENTABILIDADE, ECONOMIA, GARANTIA, MANUTENÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, SETOR.

            A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero aqui falar sobre a audiência pública realizada, ontem, na Comissão de Educação, comandada pela Vice-Presidente, Senadora Fátima Bezerra, que recebeu a presença do nosso Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

            O Ministro revelou seu objetivo de priorizar a valorização dos professores e de todos os que trabalham em educação. Trata-se de um compromisso, na minha avaliação, extremamente importante, extremamente relevante.

            Para o Ministro Renato Janine Ribeiro, é preciso tornar atrativa a carreira do magistério. Em um diagnóstico preciso, registrou que os baixos salários impedem os jovens de se tornarem professores. Nessas condições, afirmou: “É preciso investir na valorização salarial, nas condições de trabalho e na formação inicial e continuada, priorizando a educação básica.”

            Eu concordo. Está correto o Ministro.

            É na educação básica que se registra uma equação odiosa: de um lado, trata-se da etapa em que, pelo papel que representa na formação de cada criança e de cada jovem, mais necessária se faz a presença de um professor qualificado e comprometido com o seu trabalho; do outro lado, é aí que se registram os mais baixos salários e as mais precárias condições de trabalho.

            Conhecemos o perfil intelectual do Prof. Renato Janine. Ele concluiu o curso universitário de Filosofia na Universidade de São Paulo e o mestrado na Universidade de Paris, em Sorbonne, em 1973. De volta ao Brasil, concluiu seu doutorado pela Universidade de São Paulo. Desde 1993, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1975.

            Assumiu em 2004, já no governo do presidente Lula, a Diretoria de Avaliação da Capes. Registro, ainda, que o professor Renato Janine recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura pela obra A sociedade contra o social, editada pela Companhia das Letras, e foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco em 2009.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, durante seu depoimento ontem na Comissão de Educação, com a presença dos Senadores e Senadoras, o Ministro foi muito questionado sobre dois programas muito importantes, que desempenham relevante papel tanto na universalização do ensino superior brasileiro quanto na inclusão social - refiro-me ao Fies e ao Prouni.

            O Ministro admitiu a necessidade de correção de rumos e mostrou o que se tem feito para manter as linhas essenciais desses programas, que alcançaram resultados extremamente positivos para a nossa juventude.

            Sabemos, disse o Ministro, que o orçamento é limitado pela economia do País, mas vamos reprogramar utilizando os melhores critérios. Apesar de o Fies contar hoje com menos recursos que no ano passado, adotará novos critérios que representam avanços, ao mesmo tempo em que manterá todos os estudantes já contratados.

            Janine afirmou que o Governo fará uma nova chamada este ano para os contratos. Ele explicou que os critérios para concessão de benefícios serão modificados, diante da necessidade de redefinir prioridade de vagas e a própria sustentabilidade econômica do programa.

            Tudo que é estruturante na educação, garantiu o Ministro Renato Janine, será preservado. Essa correção de rumos se estende ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministro, nota mínima para acesso ao crédito, de 450 pontos, permite que alunos de escolas públicas consigam competir pelo financiamento, pois a média desses estudantes no Enem alcançou 474 pontos. Portanto, disse o Ministro, ficam-se 24 pontos acima do necessário.

            Se temos alunos com nota inferior, há muitos com notas maiores. Isso é muito bom, saber que os alunos da escola pública terão muito mais chances de estar no Enem A meta é oferecer os melhores cursos para quem mais precisa, mostrou o Ministro Janine, e acrescentou que a prioridade é atender cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do próprio Ministério da Educação.

            O Ministro explicou que serão priorizados cursos para formação de professores da educação básica, cursos da área de saúde e cursos que visam ao aumento de produtividade do País, como os de engenharia, vinculados ao Pronatec. De acordo com o Ministro, cerca de 55% das vagas são para cursos desses matizes. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste também terão prioridade.

            Reiterou também o Ministro, Sr. Presidente, que o Governo tem como objetivo manter todos os programas, embora vá reescalonar projetos e fazer com que os cronogramas...

(Interrupção do som.)

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - Para concluir, Sr. Presidente.

            O Ministro também reiterou, na audiência, que o Governo tem como objetivo manter todos os programas, embora vá reescalonar projetos e fazer com que os cronogramas de implementação de outros sofram atrasos. O Ministério da Educação revê critérios e estuda cada caso, mas, garantiu o professor Renato Janine, nenhum programa será suspenso. Isso é muito gratificante, isso muito nos alegra.

            Especificamente sobre o contingenciamento de R$9,4 bilhões no orçamento do MEC, o Ministro assegurou que não haverá cortes em programas importantes, mas apenas reescalonamentos. Programas como o Ciência sem Fronteiras, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego (Pronatec) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sofrerão reprogramações, mas manterão tanto seus objetivos quanto sua estrutura. Por outro lado, merenda e transporte escolar...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - Na audiência pública, ontem, na Comissão de Educação, o Ministro disse que considera importante aprimorar muito a qualidade da educação brasileira em todos os níveis. "O ensino médio tem muitas evasões e o ensino superior poderia ser melhor", destacou, ao acentuar que ainda não sabe se vale a pena ampliar o número de matérias oferecidas aos alunos, como sugerem vários professores e especialistas. O Ministro aqui se refere ao ensino médio.

            De acordo com ele, é preciso ficar clara a relevância que precisa ser dada ao avanço tecnológico e da comunicação. Trata-se de atenção indispensável para nossa evolução científica e tecnológica.

            O Ministro mostrou-se consciente dessa necessidade. Estamos numa fase em que a educação está mudando em toda parte, por conta do avanço da tecnologia da informação e da comunicação.

(Interrupção do som.)

            A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - Para concluir, fiquei muito satisfeita em ver o preparo, o conhecimento e o compromisso do Ministro indicado recentemente pela Presidenta Dilma para conduzir os rumos da política pública de educação em nosso País.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2015 - Página 16