Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Preocupação com a situação da segurança pública do Brasil.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • * Preocupação com a situação da segurança pública do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2015 - Página 663
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APREENSÃO, FALTA, COMPETENCIA, SEGURANÇA PUBLICA, BRASIL, DEFESA, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, POLITICA NACIONAL, SEGURANÇA, UNIÃO, GOVERNO FEDERAL, ESTADOS, OBJETIVO, REDUÇÃO, VIOLENCIA, PAIS.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meu caro Líder do PSDB, Senador Cunha Lima, essa preocupação com a segurança e essa aflição com a falta de segurança é no País como um todo. Essa situação que o Líder acaba de nos informar da tomada, da entrada, de um assalto generalizado dentro de uma escola aconteceu aqui na capital federal. O crime organizado tomou uma escola de assalto. E, no meu Estado, neste final de semana, um Estado pequeno, nós tivemos nove assassinatos. E isso é no País como um todo.

            O que incomoda, Sr. Presidente, é que a União, o Governo Federal, não se movimenta, não se mobiliza para construir uma política nacional de segurança pública que devolva a tranquilidade para os brasileiros. É preciso integrar os órgãos de segurança pública. A segurança é delegada aos Estados, mas é preciso que a União se integre com as ações dos Estados, para que a gente possa dar alguns passos adiante e reduzir, pelo menos controlar, a violência no nosso País.

            Há algumas experiências de segurança pública desenvolvidas em vários Estados que precisam ser levantadas. Há aqui, nesta Casa, projetos na área de segurança tramitando para que a gente possa acenar para a sociedade, que vive assustada, com medo e se sentindo desprotegida.

            Portanto, faço um apelo à Presidente Dilma, ao Ministro José Eduardo Cardozo, que mobilize os Estados em busca de uma solução para o estado de insegurança que vive a sociedade brasileira.

            Sr. Presidente, o Brasil, a cada ano, perde em torno de 50 mil pessoas por assassinatos, por arma de fogo, por arma branca. É mais do que vários países em situação de beligerância, de guerra civil. Portanto, é necessário que o Governo Federal chame para si a organização, a mobilização da área de segurança de todo o País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2015 - Página 663