Pela ordem durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Considerações sobre a sentença da juíza Tatiana Dias da Silva, referente à agressão sofrida pela Deputada Maria do Rosário.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • * Considerações sobre a sentença da juíza Tatiana Dias da Silva, referente à agressão sofrida pela Deputada Maria do Rosário.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2015 - Página 110
Assunto
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, DECISÃO, JUIZ, REFERENCIA, AGRESSÃO, AUTORIA, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, VITIMA, MARIA DO ROSARIO, SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, AUTOR, ORADOR, ASSUNTO, ALTERAÇÃO, CODIGO PENAL, HIPOTESE, INJURIA, DIFAMAÇÃO, MOTIVO, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Apoio Governo/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

            Quero apenas me somar às palavras da Senadora Vanessa e dizer da importância dessa decisão. Ainda que tenha um valor simbólico, ela foi uma decisão de caráter jurídico e, eu diria, até político muito importante para resgatar a respeitabilidade, o direito das pessoas, do ser humano, como mulher, como Parlamentar. Então, acho que a Deputada Maria do Rosário fez certo quando ajuizou a ação. Lembro que, nesta Casa, nós também nos solidarizamos com ela.

            Quero lembrar que dei entrada em um projeto que tramita na Casa e que coloca como agravantes, no Código Penal, a injúria e a difamação por razões de gênero. Espero que isso possa ajudar também outras mulheres, porque houve casos, por exemplo, de mulheres - não Parlamentares - que também foram atacadas, também foram vilipendiadas por discursos, inclusive de Parlamentares.

            Então, tenho certeza de que a decisão, hoje, dessa juíza é histórica e vai fortalecer muito a ação das mulheres contra esse tipo de violência. E espero também que dê apoio ao nosso projeto em tramitação aqui na Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2015 - Página 110