Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário à pesquisa do Ibope sobre a queda de popularidade de lideranças da base do Governo e da oposição.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Comentário à pesquisa do Ibope sobre a queda de popularidade de lideranças da base do Governo e da oposição.
Aparteantes
Aécio Neves, Benedito de Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2015 - Página 82
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • REGISTRO, RESULTADO, PESQUISA, ASSUNTO, AUMENTO, PERCENTAGEM, REJEIÇÃO, POPULARIDADE, LIDERANÇA, CLASSE POLITICA, APOIO, OPOSIÇÃO, EXECUTIVO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria, aproveitando este espaço, comentar a última pesquisa do Ibope. Muita gente fala o seguinte: "A Dilma está com baixa popularidade, o PT está com baixa popularidade, bem como o ex-Presidente Lula." Mas quero chamar os Srs. Senadores e as Srªs Senadoras a uma reflexão. Vejam bem: na pesquisa, o Senador José Serra tem também 54% de rejeição; o Governador Geraldo Alckmin, 52% de rejeição; o ex-Governador Ciro Gomes, 52% de rejeição; a Senadora Marina Silva, 50% de rejeição; o Senador Aécio Neves, 47% de rejeição!

    O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Obrigado pela homenagem, Senador Lindbergh.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Estou falando isso porque acho que é um aprendizado para todos. Na verdade, não é só o Governo que está afundando, mas também nós todos aqui e a oposição. O que era natural? Se o Senador Aécio disputou contra a Presidenta Dilma, como a Presidenta Dilma está com baixa popularidade, o natural seria que ele estivesse lá em cima, com boa aceitação nas pesquisas. Mas não!

    Então, quero chamar a atenção para esse detalhe das pesquisas. Quero chamar a atenção também da oposição. Talvez, a tática da oposição de colocar o Brasil numa guerra política fratricida tenha fracassado. As pessoas estão entendendo que isso está contaminando a economia. E nós parecemos aqui um bando de irracionais que ficamos brigando, brigando, brigando, enquanto a economia mergulha numa grande recessão.

    Então, vejam bem: o Governo está em xeque, mas a oposição também está em xeque e tem de se reinventar, tem de ter uma outra prática aqui, no Parlamento. Se continuar com esse clima de impeachment, de guerra fratricida, vamos afundar todos aqui.

    Eu me lembro da Itália, do que aconteceu depois da Operação Mãos Limpas. O que surgiu foi Berlusconi, e sabemos o que isso significou para a Itália.

    O Sr. Benedito de Lira (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL) - E Ciro Gomes?

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Já falei de Ciro Gomes.

    O Sr. Benedito de Lira (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL) - Não falou, não.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Falei, sim. Ciro Gomes também tem rejeição de 52%.

    Então, espero que todas as partes aprendam com esses números do Ibope e reflitam sobre seu posicionamento no Parlamento brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2015 - Página 82