Discurso durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações a Railton Nascimento Barbosa, professor da educação básica pública no município de Xique-Xique, na Bahia, pelo envio de informações via redes sociais sobre um suposto incêndio criminoso na vegetação nativa daquela região.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Congratulações a Railton Nascimento Barbosa, professor da educação básica pública no município de Xique-Xique, na Bahia, pelo envio de informações via redes sociais sobre um suposto incêndio criminoso na vegetação nativa daquela região.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2015 - Página 482
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, SECRETARIA, GOVERNO ESTADUAL, MEIO AMBIENTE, ESTADO DA BAHIA (BA), INVESTIGAÇÃO, CRIME, INCENDIO, MUNICIPIO, XIQUE-XIQUE (BA), DENUNCIA, MIDIA SOCIAL, AUTOR, PROFESSOR, EDUCAÇÃO BASICA.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu insisto em falar, porque, neste momento, cerca de 200 estudantes da Escola Polivalente de Xique-Xique estão assistindo à TV Senado à espera de que eu faça este registro.

    Recebida pelo Facebook, a informação do Professor Railton Nascimento Barbosa, Professor de Ensino Fundamental II da educação básica de escola pública daquele Município, trata de incêndio supostamente criminoso em cerca de 100 hectares de carnaúbas nativas nas proximidades da Lagoa de Itaparica, localizada em Xique-Xique, no norte da Bahia, às margens do Rio São Francisco. Ele publicou no grupo SOS Rio São Francisco fotos e vídeos que mostram a devastação da área.

    Considerando a gravidade do problema, estou encaminhando ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); à Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema); e aos demais órgãos de defesa ambiental, solicitando a apuração dos fatos.

    Aquela área reúne uma fauna importante para o bioma da Caatinga, com catetitos, preás, dezenas de aves migratórias, como garças, marrecos, mergulhões, patos e até tuiuiús. A extensão de carnaubal atingida pelo fogo faz parte dos 78 mil hectares de Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itaparica, estabelecido pelo Ministério de Meio Ambiente.

    Quero parabenizar o professor pela ação imediata de denunciar no Facebook, usando o Facebook como um instrumento educativo, de mobilização, de denúncia dessa grave situação e mobilizando os seus alunos. Portanto, vai aqui o meu agradecimento e o meu reconhecimento ao Prof. Railton Nascimento pelo trabalho que vem desenvolvendo. Espero, em breve, poder lhe encaminhar as respostas dessas instituições de defesa do meio ambiente, para que nós possamos acompanhar essa questão importante e grave que acontece naquele grande Município do interior do Estado da Bahia.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

    


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2015 - Página 482