Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Problema referente a força policial utilizada em protesto de caminhoneiros no Paraná.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Problema referente a força policial utilizada em protesto de caminhoneiros no Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 162
Assunto
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, UTILIZAÇÃO, POLICIA, CONTENÇÃO, PROTESTO, MOTORISTA, CAMINHÃO, REGIÃO NORTE, ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PSDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu trago outra questão.

    Pedi a palavra em razão da importância do fato e da urgência. Recebo comunicação do meu Estado, do norte do Paraná, de que caminhoneiros foram afastados das rodovias por força policial sem ordem judicial.

    Sr. Presidente, a utilização de força policial sem ordem judicial contraria princípios democráticos inalienáveis. O regime democrático pressupõe a liberdade de opinião, a liberdade de pensamento e, obviamente, a liberdade de mobilização popular em defesa de causas populares. É o caso, Sr. Presidente. Se há uma manifestação de insatisfação, diante do descaso do Governo, da parte dos caminhoneiros, é preciso que pelo menos se respeite a liberdade que devem ter esses caminhoneiros de manifestarem a sua indignação, de protestarem contra o descaso do Governo.

    A justificativa de que se trata de um movimento de natureza político-partidária é uma justificativa descabida da parte do Governo. Aliás, afirmar que o movimento tem por objetivo desgastar o Governo é pretensão exagerada porque não há necessidade de movimento algum para desgastar um Governo que já está tremendamente desgastado, com a popularidade no fundo do poço.

    Portanto, essa afirmação do Governo é o uso da sua pretensão exagerada de ser vítima de movimentos de natureza política, propondo o seu desgaste. Repito, Sr. Presidente: não há necessidade de desgastar mais este Governo, ele já está desgastado em demasia. O que os caminhoneiros reivindicam é o atendimento dos seus pleitos, das suas reivindicações. Estão com dívidas acumuladas. E, nesse momento, ao reagirem ao descaso do Governo, são afastados das rodovias por força policial, usando o Governo, portanto, de prepotência, do arbítrio, de uma autoridade desmedida que não se justifica no regime democrático.

    Lavramos aqui o nosso protesto, Sr. Presidente, e apelamos à autoridade governamental para que não faça uso desse expediente autoritário. É a revelação de um viés autoritário que, neste momento, sobretudo, de crise política no País, não se recomenda.

    Um Governo já desgastado, tremendamente desgastado, não deve utilizar-se de expedientes autoritários que certamente provocarão um desgaste ainda maior. O nosso protesto, Sr. Presidente, e o registro que fazemos nos Anais do Senado Federal diante desse comportamento, que repudiamos, da parte do Governo, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2015 - Página 162