Pela ordem durante a 211ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento do discurso realizado pelo Sr. Gilton Pinto Garcia na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Encaminhamento do discurso realizado pelo Sr. Gilton Pinto Garcia na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2015 - Página 66
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE SERGIPE (SE), ASSUNTO, AGRADECIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, REGIÃO, REFERENCIA, HOMENAGEM, DEVOLUÇÃO, MANDATO, CASSADO, PERIODO, REGIME MILITAR.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu agradeço. Eu gostaria de fazer a inserção, nos Anais do Senado, de um pronunciamento feito, no recinto da Assembleia Legislativa do Estado, pelo ex-Governador do Amapá, ex-Presidente da Assembleia de Sergipe, também ex-Deputado Federal, ex-Secretário da Segurança Pública, Procurador-Geral do Estado de Sergipe, Dr. Gilton Pinto Garcia, que foi cassado durante o regime militar de forma injusta, e onde ele, representando vários políticos que também foram alvo de cassações injustas, participou da sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Sergipe para a devolução simbólica de mandatos eletivos de Aerton Menezes Silva; Durval Militão de Araújo - in memoriam; Edson Mendes de Oliveira - in memoriam; Francisco Teles de Mendonça - in memorian; Jaime de Araújo Andrade - in memoriam; José Baltazarino dos Santos - também in memoriam; José dos Santos Mendonça - in memoriam; como também do próprio Gilton Garcia.

    Nessa data especial, Gilton Garcia marcou a sua trajetória e fez um emocionante discurso que chegou em minhas mãos. Depois de 46 anos, ele voltou à tribuna da Casa que ele serviu como Presidente e como Deputado Estadual, brilhante que foi, e testemunhou sobre esse período. Cada detalhe é capaz de nos levar de volta no tempo. Fez também um apanhado de sua vida política em homenagem dos seus companheiros que tiveram os mandatos restituídos.

    Em seus agradecimentos, declarou que seu combate não foi em vão, embora travado por quase meio século. Conclui dizendo do momento crítico que o País está enfrentando na economia e na política, e atribuiu essa crise à gestão temerária à moda de Maquiavel. Para ele, a concepção de poder de Nicolau Maquiavel em O Príncipe, que pregava a prática acima da ética, em que tudo é válido para se manter no poder, é um modelo imoral, mas, infelizmente, seguido à risca por muitos políticos brasileiros.

    Aproveito a oportunidade para me congratular, Sr. Presidente, com a Assembleia Legislativa do Estado do Sergipe, que fez justiça a esses homens públicos, e pessoalmente ao meu querido amigo José Gilton Pinto Garcia. Apesar de quase meio século de luta, o tempo é o senhor que dá o balizamento da vida de cada um e o fiel da balança.

    Eu gostaria, Sr. Presidente, que o discurso, na íntegra, seja colocado nos Anais desta Casa.

    Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente Jorge Viana.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

    - Pronunciamento feito pelo Sr. José Gilton Pinto Garcia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2015 - Página 66