Pronunciamento de Humberto Costa em 07/04/2016
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Críticas ao comportamento agressivo do Senador Ronaldo Caiado durante debates no Parlamento e em audiências.
- Autor
- Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Críticas ao comportamento agressivo do Senador Ronaldo Caiado durante debates no Parlamento e em audiências.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/04/2016 - Página 12
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- CRITICA, ATUAÇÃO, RONALDO CAIADO, SENADOR, MOTIVO, UTILIZAÇÃO, AGRESSÃO, DEBATE, LOCAL, PARLAMENTO, SOLICITAÇÃO, DECISÃO, MESA DIRETORA, REFERENCIA, PENALIDADE.
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Sem revisão do orador.) - Eu quero só dizer
que, realmente, tem gerado um constrangimento para todos nós aqui, infelizmente, a maneira como, em vários momentos, tem procedido o Líder do DEM, o Senador Ronaldo Caiado.
Aqui já foram dados exemplos, como o ocorrido quando da vinda do nosso colega e Ministro Eduardo Braga, como este episódio de hoje, como episódios aqui no plenário, onde, muitas vezes, desrespeita e agride companheiros que estão usando da palavra ou contestando as posições que o Senador Caiado defenda ou apresente. Semana passada, uma sessão foi terminada pelo Presidente pelo fato de que ele simplesmente não conseguia respeitar o uso do microfone e o tempo de cada Senador.
Parece-me que o Senador Caiado ainda não absorveu que o Senado é uma Casa diferente. Aqui nós somos um número menor de pessoas. Aqui todos nós estamos acostumados a falar e a ouvir. Nós estamos acostumados a respeitar os demais companheiros. Eu não tributo isso a qualquer aspecto político-ideológico, mas a uma questão de educação e educação no trato parlamentar.
Eu gostaria que V. Exª transmitisse ao Presidente desta Casa - eu próprio vou fazê-lo - que alguma atitude precisa ser tomada: no mínimo, o Senador ser chamado à atenção. Nós não podemos reproduzir aqui o clima que acontece na Câmara dos Deputados hoje, onde o respeito é alguma coisa que não existe mais. Assim, nós esperamos que ou o Senador mude a sua atitude ou nós tenhamos uma decisão por parte da Mesa ou de quem caiba a responsabilidade, Conselho de Ética, quem quer que seja.
Agora, nenhum de nós vai aceitar que divergências políticas sejam tratadas de forma agressiva, de forma desrespeitosa, o que não condiz com o que é esta Casa e com o que somos todos nós. Nós representamos o povo brasileiro. O povo brasileiro é respeitoso, é pacífico. E nós aqui temos que retratar esse mesmo espírito que tem a população brasileira.
Muito obrigado, Sr. Presidente.