Fala da Presidência durante a 61ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apelo ao Senador Ataídes Oliveira, para que retire o requerimento de voto de censura ao Sr. Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, por seu discurso proferido na tribuna do Senado Federal na presente sessão.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apelo ao Senador Ataídes Oliveira, para que retire o requerimento de voto de censura ao Sr. Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, por seu discurso proferido na tribuna do Senado Federal na presente sessão.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2016 - Página 35
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DESTINATARIO, ATAIDES OLIVEIRA, SENADOR, RETIRADA, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA DE REQUERIMENTO NO PROCESSO LEGISLATIVO (RQS), CENSURA, PREMIO NOBEL, PAZ, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA.

     O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Moka, nossa solidariedade pela perda da sua mãe, e pode ter certeza absoluta de que foi exatamente na linha que V. Exª colocou, quando demos a oportunidade a ele. É um homem internacional, dos direitos humanos. A Senadora Ana Amélia gentilmente cedeu o espaço para que ele fizesse uma saudação ao Parlamento. E repito, Senadora Ana Amélia, com toda a honestidade - todos vocês me conhecem -: eu pedi a ele que não entrasse na polêmica interna. Talvez na emoção do momento, ele ultrapassou o sinal em relação a isso.

     Por isso, Senador Ataídes, eu já falei aqui com alguns Senadores e diria que é unânime em relação ao seu requerimento, mediante a decisão que já tomei, Senador Ataídes, atendendo ao pedido de V. Exª. E V. Exª viu que havia pessoas que queriam fazer o contraditório. Eu disse: “Está decidido. Retirem as palavras que se refiram principalmente à expressão ‘golpe’”. O seu pedido está atendido, e V. Exª foi quem pediu. V. Exª sabe o respeito e o carinho que eu tenho também por V. Exª. Alguns Senadores estiveram aqui e disseram, “Paim, resolve com o Ataídes isso. Ele é seu amigo. Nós não vamos entrar nessa questão, até em homenagem a esse Prêmio Nobel da Paz do mundo”. Se, na hora da sua fala, embora com a minha orientação, ele avançou, digamos, o sinal em relação ao debate no plenário, nós temos que entender como sendo o momento, aquilo que, às vezes, também fazemos num palanque e num discurso. Por isso, eu faço um apelo a V. Exª, como alguns Líderes que já me procuraram, inclusive vinculados a diversos partidos. Estou pedindo a V. Exª que retire o requerimento, e eu me comprometo já a que todas as palavras que venham, de uma forma ou de outra, a interferir no debate que este Plenário está fazendo serão retiradas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2016 - Página 35