Discurso durante a 189ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em sua 7ª edição.

Autor
Lúcia Vânia (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em sua 7ª edição.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2016 - Página 10
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, DIREITOS HUMANOS, HOMENAGEM, ENTREGA, COMENDA, DOM HELDER CAMARA.

    A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sim, está bom.

    Sr. Presidente, senhoras e senhores convidados, que nos honram com as suas presenças, familiares da Vereadora Cristina, que nos honram também com suas presenças neste momento importante da vida da nossa querida Vereadora Cristina. Quero aqui, Sr. Presidente, cumprimentá-lo, principalmente porque tenho sido, ao longo do tempo, testemunha da luta de V. Exª em favor dos menos favorecidos e, acima de tudo, da sua compreensão e determinação, ao trazer à pauta desta Casa a luta pelos direitos humanos. Parabéns pela sua atuação. V. Exª é um dos brasileiros que orgulha esta Casa. É a referência maior que temos para apresentar à sociedade brasileira.

    Cumprimento o Senador Lasier Martins, cumprimento o Senador Humberto Costa, cumprimento os senhores homenageados Cristina Lopes Afonso, Vereadora; Omar Ferri; Pe. Airton Freire de Lima, representado neste evento pelo Superintendente da Fundação Terra, o Sr. Wellington Santana Lima; a Srª Luciana Lealdina de Araújo, a Mãe Preta, representada pela Srª Tirzah Araújo de Salazar, do Instituto São Benedito; os demais convidados Sr. Deputado Federal Jose Stédile; o Primeiro Conselheiro da Embaixada da República da Eslovênia, Sr. Igor Sef; e o Vice-Presidente do Movimento Justiça e Direitos Humanos, Sr. Francisco Corrêa Barbosa.

    Sr. Presidente, cumprimento neste momento o Senador Cristovam Buarque, outro baluarte aqui Casa, na defesa dos direitos humanos e, sem dúvida alguma, um grande Senador que também honra esta Casa.

    Sr. Presidente, vejo-me na contingência de tecer considerações sobre o inspirador desta homenagem: Dom Hélder Câmara. Sem dúvida, foi, pela sua atuação religiosa e política, um dos personagens marcante do final do século XX no Brasil. Dom Hélder foi uma figura ímpar, que dedicou a sua vida a servir aos outros. Na sua figura física franzina, escondia-se um ser forte e destemido, que, em muitas ocasiões, desafiou a ditadura militar no Brasil.

    Por outro lado, a figura humana da Vereadora Cristina Lopes Afonso é permeada por uma história de vida extraordinária. Portanto, Sr. Presidente, é com imenso prazer que venho aqui prestar esta homenagem à Cristina Lopes Afonso, que hoje recebe deste Senado Federal a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Cristina é desses exemplos que nos iluminam pela força, pela garra, pela perseverança; Cristina é desses exemplos de que precisamos tanto; Cristina é desses exemplos que nos mostram que vale a pena insistir e lutar.

    Em 1986, quando ainda morava no Paraná, muito jovem, Cristina foi vítima de um crime bárbaro: motivado por ciúmes, seu ex-marido atirou álcool e ateou fogo a seu corpo. Com 85% do corpo atingido, e com pouco menos de 20 anos, Cristina poderia ter morrido, mas não morreu; poderia ter apenas sobrevivido, mas foi muito além; poderia ter sido apenas mais uma vítima da violência doméstica, mas resolveu fazer a diferença.

    Cristina formou-se em Fisioterapia, especializou-se em queimaduras, adotou Goiânia e dedicou-se a ajudar àqueles que, como ela, sobreviveram ao fogo. E foi ali, na luta cotidiana a favor dos queimados, que construiu uma história pessoal extraordinária, uma história de superação.

    Foi e é mais do que apenas uma fisioterapeuta. Atuou como chefe do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Piccolo, referência nacional no tratamento de queimaduras, desde 1991 até 2014. Tornou-se professora de Fisioterapia em várias instituições de ensino superior, entre as quais a Universidade do Estado de Goiás, na qual foi a responsável pela implantação da disciplina de queimados. E fundou a Sociedade Brasileira de Queimaduras.

    Pelo seu trabalho em favor do próximo, Cristina foi eleita a Vereadora mais votada de Goiânia nas eleições de 2012 e acaba de ser reeleita para a Câmara de Vereadores, novamente com uma votação expressiva, em primeiro lugar. Ali, preside a Comissão de Direitos Humanos, é Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e tem uma atuação voltada para a formulação e proposição de leis para ampliar as condições de atendimento à saúde no Município de Goiânia. Além disso, trabalha na melhoria das condições de acessibilidade em Goiânia e na criação das condições de qualificação dos profissionais de saúde.

    A luta de Cristina em prol de melhores condições de vida da população em geral tem-na feito alvo de inúmeras homenagens. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta outorga estadual, também foi agraciada com o título de Cidadã Goiana e possui a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e a Comenda Berenice Teixeira Artiaga. Todas as distinções concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. E hoje recebe a homenagem deste Senado Federal. Foi escolhida também como uma das 75 mulheres referência do Estado de Goiás, numa iniciativa do jornal O Popular, de Goiânia, na comemoração dos 75 anos daquele veículo de comunicação.

    Parabéns, Cristina! Parabéns pela sua carreira em todos os aspectos brilhante! Parabéns pela sua luta, mais do que necessária! Parabéns pela sua superação! Parabéns pelo seu exemplo de mulher coragem, determinada e, acima de tudo, uma mulher de fé, de crença e de personalidade! Parabéns! Você é, sem dúvida, uma referência não só para as mulheres de Goiás e do Paraná, mas você é referência da mulher brasileira - corajosa, determinada, perseverante. Tenho certeza de que Dom Hélder Câmara, onde quer que esteja, estará lisonjeado com esta homenagem.

    Mais uma vez, a todos os senhores homenageados os meus cumprimentos e o meu carinho enorme e a minha admiração pela querida amiga e hoje política exemplo do Estado do Goiás Cristina Lopes.

    Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2016 - Página 10