Discurso durante a 44ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 97 anos de fundação do Município de Bacabal-MA.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 97 anos de fundação do Município de Bacabal-MA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2017 - Página 19
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BACABAL (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA).

    O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srªs Senadoras e Srs. Senadores, como faço a cada 17 de abril, sempre com grande alegria e elevado orgulho cívico, registro mais uma vez, no plenário desta Casa, a passagem, nesta segunda-feira, dia 17, do aniversário da minha querida cidade de Bacabal, também conhecida como Princesa do Mearim.

    Neste ano de 2017, essa simpática e acolhedora cidade comemora, para alegria de sua gente e dos maranhenses, seu 97º aniversário.

    Em todas essas quase dez décadas de existência, com autonomia política e administrativa, o Município, localizado no chamado Centro Maranhense, vem superando os naturais obstáculos e persegue, com afinco, a trilha do progresso e do desenvolvimento, objetivos que se devem traduzir no bem-estar de todos os seus habitantes.

    Assim, Bacabal garante presença entre as 300 maiores cidades do Brasil, graças à força do talento e da determinação de sua gente e dos demais brasileiros que muito nos honram, ao tornarem-se bacabalenses por adoção.

    Com uma população que hoje ultrapassa 103 mil habitantes, a Princesa do Mearim consolida-se como inquestionável cidade-polo, sediando, inclusive, várias escolas de ensino superior que atendem a toda a região e que formam quadros para o nosso desenvolvimento.

    Bacabal figura com destaque entre os Municípios maranhenses, quando se trata de produção agrícola. Centro econômico para a região do Médio Mearim, as culturas de arroz sequeiro, milho, feijão e mandioca formam a base econômica do Município.

    Com uma economia que defronta, desafia e supera as adversidades que hoje, especialmente, contaminam o cotidiano nacional, Bacabal observa a constante e feliz evolução de seus indicadores socioeconômicos.

     Bacabal é o maior centro industrial, financeiro, educacional e de serviços da região. Em apenas duas décadas, entre os anos de 1991 e 2010, a esperança de vida, ao se nascer em Bacabal, elevou-se, de 55,7 anos, para 70,2 anos. A mortalidade infantil, embora ainda acima da meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (17,9 óbitos por mil nascidos vivos), teve uma significativa redução nesse mesmo par de décadas: saiu de 94,2 para 28,8 óbitos por mil nascidos vivos. Mas ainda há muito que fazer.

    Sonho e trabalho para que ela seja ainda maior, com grandes avenidas, mais escolas técnicas e profissionalizantes; com um aeroporto mais dinâmico; com quadras esportivas; com uma zona rural mais produtiva e maior industrialização; com a parte de saúde melhorada e o ensino em evolução.

    É impossível não sentir orgulho de ser filho dessa terra tão admirável! Por esse motivo, eu me uno às cidadãs e aos cidadãos de Bacabal, para comemorarmos juntos o aniversário dessa cidade de guerreiros, que não se cansam de lutar por um futuro melhor.

    Hoje é dia de celebração! Saibam que, em minha atuação parlamentar, Bacabal nunca sai do meu pensamento.

    Tenham certeza de que, inspirado na bravura dessa população, continuarei sempre, onde estiver, lutando por melhorias que tragam maior desenvolvimento para a cidade e a qualidade de vida que os bacabalenses tanto merecem.

    Parabéns, minha querida Bacabal.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2017 - Página 19