Questão de Ordem durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de Questão de Ordem, questionando se o pedido de manutenção da ordem pública ao Presidente da República não caberia ao Presidente do Congresso Nacional em vez de ao Presidente da Câmara dos Deputados.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apresentação de Questão de Ordem, questionando se o pedido de manutenção da ordem pública ao Presidente da República não caberia ao Presidente do Congresso Nacional em vez de ao Presidente da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2017 - Página 66
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, QUESTIONAMENTO, LEGITIMIDADE, SOLICITAÇÃO, MANUTENÇÃO, ORDEM PUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPETENCIA, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, AUSENCIA, PREVISÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PEDIDO, ORIGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Para uma questão de ordem. Sem revisão da oradora.) – Não, é questão de ordem baseada no Regimento Interno, porque V. Exª acaba de confirmar aquele questionamento que lhe fiz. Vim ao microfone e lhe questionei: Sr. Presidente, eu estou recebendo notícias de pessoas em que tenho a mais extrema confiança dando conta de que isso, de que esse decreto partiu de uma solicitação do Presidente da Câmara dos Deputados. E V. Exª acaba de confirmar isso.

    Eu tenho em mãos uma matéria que já está em toda a imprensa brasileira, uma matéria em que deu uma entrevista, em nome do Governo, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann. Ele disse o seguinte: "Atendendo à solicitação do Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia..."

    Rodrigo Maia é Presidente da Câmara dos Deputados. Quem tem o poder máximo, maior sobre o Poder Legislativo é o Presidente do Congresso Nacional. V. Exª é quem tem esse poder. Rodrigo Maia, como Deputado e Presidente da Câmara, tem a jurisdição na Câmara, mas o que ele pediu, pelo que está dito aqui pelo Ministro da Defesa, foi a manutenção da ordem. Só que a Câmara dos Deputados, Sr. Presidente, está numa instabilidade perigosa, porque, em decorrência da cobrança dos Parlamentares, o Presidente Rodrigo Maia acaba de dizer que solicitou a Força Nacional e não um decreto de intervenção das Forças Armadas. São duas coisas completamente diferentes. Daí a questão de ordem do Senador Randolfe.

    Então, minha questão de ordem vai no seguinte sentido: tem poder absoluto o Presidente da Câmara dos Deputados de, em nome do Legislativo brasileiro, fazer esse pedido ao Presidente da República? Ou caberia ao Presidente do Congresso Nacional, que é V. Exª?

    No meu entendimento, Sr. Presidente, acho que está havendo aqui usurpação de poder, no caso, do poder do Presidente do Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2017 - Página 66