Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Preocupação com a possibilidade de novo desastre ambiental, próximo à capital do Pará, na industria de alumínio Hydro.

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Preocupação com a possibilidade de novo desastre ambiental, próximo à capital do Pará, na industria de alumínio Hydro.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2018 - Página 48
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • APREENSÃO, SENADOR, POSSIBILIDADE, DESASTRE, MEIO AMBIENTE, VAZANTE (MG), PRODUTO POLUENTE, INDUSTRIA, ALUMINIO, ESTADO DO PARA (PA).

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Rocha. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA) – Obrigado, Senador Sérgio de Castro.

    Dando continuidade às nossas comunicações, tem a palavra o Senador Lindbergh, pelo PT, do Rio de Janeiro.

    Antes, porém, eu tenho uma comunicação urgente do meu Estado e aproveito, portanto, a sentada à mesa, uma vez que é uma comunicação.

    Trata-se de uma situação grave que pode acontecer nos próximos momentos, aquilo que aconteceu em Mariana, um desastre ambiental, uma vez que lá, próximo à capital do Pará, há uma indústria de alumínio que antigamente era da Vale do Rio Doce e atualmente é da indústria Hydro, que tem as chamadas contenções de rejeitos da indústria de alumínio. As chuvas intensas na região estão deixando as bacias de resíduos tóxicos na iminência de vazamento de uma chamada lama verde.

    Agora mesmo, foi denunciado pelas comunidades de lá, e um dos principais jornais do Estado sai com sua principal manchete desta segunda-feira: "Lama avermelhada assusta comunidades em Barcarena".

    Eu próprio já tinha tomado uma iniciativa na sexta-feira, chamando a atenção e comunicando ao Ministério Público estadual para que vá à comunidade fazer a averiguação, a investigação, para que se apurem essas denúncias de iminência de rompimento e que, imediatamente, chamem a atenção dos responsáveis para que não aconteça esse grave desastre ambiental no nosso Estado.

    Também apelei ao Governador do Estado para que mande a sua Secretaria de Meio Ambiente para cumprir o dever do Governo do Estado na investigação desse tipo de coisa para haver a prevenção e não acontecer esse desastre econômico e ecológico numa região tão próxima de Belém.

    Era essa a comunicação que eu queria fazer, e registro a comunicação nos Anais da Casa com meu discurso completo.

    Dando prosseguimento, portanto, tem a palavra o Senador Lindbergh Farias, do PT, do Rio de Janeiro, que fala pela Liderança da Bancada do PT.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR PAULO ROCHA.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)

DOCUMENTOS ENCAMINHADOS PELO SR. SENADOR PAULO ROCHA.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matérias referidas:

     – "Lama avermelhada assusta comunidades em Barcarena", O Liberal;

     – "Água avermelhada atemoriza Barcarena", O Liberal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2018 - Página 48