Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a alteração no endereço do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, em Porto Alegre, devido ao transtorno decorrente do necessário aparato de segurança pública na sede anterior.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Esclarecimentos sobre a alteração no endereço do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, em Porto Alegre, devido ao transtorno decorrente do necessário aparato de segurança pública na sede anterior.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2018 - Página 49
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • COMENTARIO, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, DEMANDA, SINDICATO, SERVIDOR, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), REFERENCIA, SAIDA, ORGÃO, CIDADE, PORTO ALEGRE (RS), ESCLARECIMENTOS, ALTERAÇÃO, ENDEREÇO, MOTIVO, NECESSIDADE, REDUÇÃO, DESLOCAMENTO, SEGURANÇA, POLICIA MILITAR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Caro Presidente Elber, enquanto o Senador Ataídes ocupa a tribuna, apenas registro que fiz uma questão de ordem, há pouco tempo, a respeito da demanda que o Sindicato dos Servidores do Banco Central me apresentou, informando que o Departamento do Meio Circulante do Banco Central, em Porto Alegre, que funciona na Avenida Alberto Bins, que é no centro da capital gaúcha, a nossa capital, estaria com os dias contados e seria transferido para outra cidade.

    Recebi, há pouco, a representação dos representantes da área parlamentar, bem como o diretor da área do Banco Central, explicando que não haverá alteração. A alteração será em benefício, primeiro, da segurança dessas operações. A maior parte das operações de meio circulante é feita pelo Banco do Brasil na distribuição do dinheiro às demais instituições financeiras.

    O Banco Central, em Porto Alegre, vai continuar com o mesmo contingente de servidores. Não haverá alteração, nem redução. Ele apenas mudará de endereço de onde está, na Alberto Bins, para outra rua, com mil metros de distância, comparativamente ao tempo que o servidor terá para o deslocamento.

    Essa Avenida Alberto Bins, como disse, fica no centro de Porto Alegre. A cada movimento do caixa forte do Banco Central, na Avenida Alberto Bins, o transtorno era gigantesco para a população, que reclamava muito dessa operação, que exigia e exige um aparato de segurança muito especial, com a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, com a segurança privada, contratada para esse serviço, enfim, com a população sempre pagando a conta, então, com a inconveniência, com os riscos e por tudo o mais com a segurança necessária nessas operações.

    Não haverá, portanto, mudança no quadro.

    É uma explicação que eu dou, porque fiz aqui uma ponderação, como questão de ordem, trazendo a preocupação do Sindicato dos Servidores do Banco Central. Está esclarecido o assunto. Então, é uma satisfação que dou também para os meus conterrâneos de Porto Alegre, sabendo que o Banco Central continuará trabalhando intensamente para prestar sempre um bom serviço à população, como a instituição monetária mais importante do nosso País.

    Então, muito obrigada, caro Presidente e caro Senador Ataídes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2018 - Página 49