Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a opinião manifestada por S. Exª acerca da caravana do ex-presidente Lula no estado do Rio Grande do Sul

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Esclarecimentos sobre a opinião manifestada por S. Exª acerca da caravana do ex-presidente Lula no estado do Rio Grande do Sul
Aparteantes
Lindbergh Farias.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2018 - Página 27
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, ORADOR, PERIODO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), REPUDIO, ACUSAÇÃO, INCENTIVO, VIOLENCIA, DESTINATARIO, GRUPO, APOIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Presidente Antonio Carlos Valadares, que preside esta sessão, marcada antecipadamente por conta do feriado da Páscoa que teremos. Estamos aqui cumprindo com o nosso dever, Srªs e Srs. Senadores, nossos telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado.

    Aqui, a gente tem, na expressão do Senador Ricardo Ferraço, o trato das questões semelhantes, mas com pesos diferentes.

    Força de expressão. Força de expressão foi a forma como eufemisticamente e retoricamente uma Senadora descreveu aquela ameaça que Vagner Freitas, Presidente da CUT, dentro do Palácio do Planalto, ameaçou pegar em armas para enfrentar os adversários do Presidente Lula.

    Força de expressão...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Ele justificou aquilo, Senadora.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Força de expressão...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Ele aqui justificou, dizendo que não era a intenção.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Tem uma oradora na tribuna, Senadora Vanessa.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Força de expressão foi quando a Presidente do Partido, uma Senadora da República – autoridade, portanto –, disse que, se o ex-Presidente fosse preso, haveria morte, muita morte.

    Força de expressão foi quando um outro Senador, do mesmo Partido, falou em desobediência civil.

    Tudo isso...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª me concede um aparte?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Tudo isso é apenas força de expressão.

    Então, nós estamos tratando...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Peço um aparte, Senadora Ana Amélia.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senador Lindbergh, V. Exª está inscrito.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Mas eu queria um aparte da Senadora. A Senadora, esta semana, incitou o ódio, a violência.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Bom, ela é a dona da palavra, neste momento.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Na hora certa, Senador, eu farei isso a V. Exª

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Eu queria muito. Eu queria muito dar essa oportunidade a V. Exª, porque V. Exª tem que se explicar para o País sobre o que aconteceu essa semana.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não, quem tem que explicar é V. Exª, Senador.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Gostaria, Senadora, de um aparte.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Eu teria o maior prazer. Uma coisa, Senadora...

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senador Lindbergh, a Senadora Ana Amélia, ao conceder o aparte...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – A Senadora Ana Amélia, depois de haver um caso no Rio Grande do Sul, em que um trabalhador rural...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não me torne, Senador Lindbergh...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... foi chicoteado...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não me torne bode expiatório dos seus problemas!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... em que um trabalhador rural foi chicoteado!

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não me torne bode expiatório dos seus problemas!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – E V. Exª disse atirar ovos...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não me torne bode expiatório dos seus problemas!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... e levantar o relho, Senadora!

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não me torne bode expiatório das suas mazelas, dos seus...

(Interrupção do som.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... problemas, Senador Lindbergh e Senadora Vanessa! Bode expiatório do julgamento da 4ª Região, segunda-feira. (Fora do microfone.)

    Não me torne bode expiatório dos problemas do seu Partido e do seu Presidente da República. Não me torne! Não me torne, porque isso é indigno da inteligência dos senhores! Não me torne bode expiatório de uma coisa que também falseou a verdade, a Senadora que o antecedeu, dizendo que eu falei em uma cerimônia pública.

    Não, foi numa cerimônia reservada ao meu Partido, o Partido Progressista, onde o clima partidário sobrepõe-se. Às vezes, está a paixão envolvida. Então, por favor, poupem-me, poupem a paciência dos brasileiros que se cansaram de ouvir essa expressão: "É o golpe". Os golpistas...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª vai me dar um aparte?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não, não vou lhe conceder um aparte! Não vou lhe conceder um aparte, enquanto eu não terminar de falar.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Eu quero saber se me concede também, Senadora?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Quero dizer, Senadores...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Com muita tranquilidade, que eu acho que é um bom debate este.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Aqui também repete-se todo dia sobre o golpe. Golpe quem deu foram os senhores que tiraram o dinheiro, têm que explicar a roubalheira na Petrobras, têm que explicar a Lava Jato, nenhuma palavra sobre as ameaças que o Ministro Luiz Fachin sofreu e ele próprio denunciou. Nenhuma palavra, nenhuma solidariedade às ameaças, que são muito graves, porque é uma ameaça a um homem, a um Ministro da Suprema Corte. Ameaçado por quê? Pelas decisões que está tomando? Que País é este? Que democracia é esta? Cobrar de uma Senadora que falou em uma convenção do partido? Traduzam o que eu falei. E se isso é incitação à violência, desculpem-me. Mas me poupem.

    Aquilo que foi dito agora: força de expressão – força de expressão. Foi isso. Força de expressão! Então, eu sou julgada para ser bode expiatório deles, mas não serei. Estou sendo julgada pelos eleitores do Rio Grande do Sul, pela sociedade brasileira que acompanha o meu desempenho nesta Casa. Desde que cheguei aqui, em 2011, tenho o cuidado de gastar com muita parcimônia o recurso que nós temos à disposição. Por isso, votei a favor do controle de gastos. Não tivesse sido isso...

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – A responsabilidade por conceder o aparte cabe ao orador que está na tribuna, Sr. Senador Lindbergh Farias. Quando eu permitir o aparte, eu o farei, Senador. Tenha paciência, por favor. Gentilmente, peço-lhe. Tenha paciência.

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senadores, o nosso Regimento...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Eu estou usando apenas o Regimento.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – V. Exª não pode interromper o orador na tribuna. Aqui está no Regimento: "c) a recusa de permissão para apartear será sempre compreendida em caráter geral, ainda que proferida em relação a um só Senador; d) o aparte proferido sem permissão do orador não será publicado;"

    Veja que o Regimento protege quem está na tribuna.

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Obrigada, Senador.

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – V. Exª aguarde um pouco, porque aqui nós estamos presidindo uma sessão em que os Senadores têm todo o direito de falar. Agora, o aparte só pode ser concedido por quem está na tribuna.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Obrigada, Senador.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Como S. Exª não concede o aparte...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – V. Exª tem o direito de falar, já está inscrito aqui. Daqui a 20 minutos, 10 minutos, V. Exª terá todo o tempo necessário para rebater o que foi dito aqui na tribuna.

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Com a palavra a Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – V. Exª tem a palavra garantida, como vou garantir a do Senador Lindbergh.

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Eu agradeço a V. Exª, porque usou comigo, Senador, anteriormente – que eu ia fazer um aparte e V. Exª disse que eu tinha o horário previsto para falar –, o mesmo que está usando agora com o Senador Lindbergh. É preciso que o Regimento seja respeitado e V. Exª o está fazendo exemplarmente.

    Ontem, aliás, o Senador Cássio Cunha Lima fez um comentário e foi censurado, como se não estivesse na posição que está V. Exª, defendendo a Instituição, que foi genericamente atacada, acusada por ter votado a favor do impeachment.

    Então, as palavras do Senador Cássio Cunha Lima foram, eu diria, violentamente atacadas por quem não respeita a democracia. O Regimento Interno do Senado é muito claro.

    E queria dizer também a todos que a sociedade brasileira está acompanhando. Jamais esta Senadora... Jamais! Isso contrariaria todo o meu comportamento. Ao longo do tempo em que fui jornalista – quase 40 anos, 33 numa mesma empresa –, tive apenas, em 33 anos, como jornalista, um processo – um processo. E, nesse processo, como jornalista, eu fui absolvida, porque eu disse uma verdade dura, muito dura.

    Aqui, quando se fala na questão de golpe, se esquece de tudo que este País pagou e está pagando ainda, vergonhosamente, por ser visto lá fora como um país corrupto – um país corrupto –, que jogou dinheiro pelo ralo para financiar projetos inexistentes, que hoje estão aí numa verdadeira sucata: o Polo Naval de Rio Grande, as grandes obras da Copa de 2014, a Petrobras destruída, a Eletrobras apresentando cada dia mais rombos nas suas contas, o dinheiro que foi para a Venezuela e não voltou, o dinheiro que foi para a Bolívia e não voltou e assim por diante. O brasileiro é que está pagando isso. Está espetando no bolso dos brasileiros contribuintes tudo isso que foi desviado, desviado dos cofres públicos – cofres públicos, quer dizer, dinheiro dos contribuintes.

    Então, nós temos que examinar a situação que estamos vivendo e a forma como foi hostilizado o ex-Presidente e sua caravana exatamente como uma reação daquelas pessoas que estão indignadas com essa crise profunda que estão vivendo, que faz com que professores de Rondônia ou do Amazonas não recebam os salários em dia, simplesmente porque este País quebrou, quebrou na mão de quem não soube administrar o País, simples assim, simples assim.

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Agora querem me transformar num bode expiatório das suas mazelas, num bode expiatório!

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Um aparte, Senadora Ana Amélia?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Força de expressão? O Vagner Freitas é força de expressão. A Gleisi Hoffmann, quando diz que vai haver morte, é força de expressão.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Um aparte, Senadora Ana Amélia?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Quando o Senador Lindbergh fala em desobediência civil, é força de expressão. Mas não ouço aqui nenhuma palavra, nenhuma palavra para dizer que é uma ameaça grave à democracia o que foi feito contra o Ministro Fachin, que é relator da Lava Jato – nenhuma palavra, nenhuma palavra!

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Peço um aparte, Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Um momento, Senadora. Eu vou terminar e...

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Aguardo. Perfeito. Muito obrigada.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Nenhuma palavra sobre isso.

    Então, caros Senadores e Senadoras, nós temos que ver as coisas como elas são e não como as pessoas querem que sejam vistas. O enfrentamento, quem dividiu a sociedade brasileira não fui eu. Quem disse nós e eles – nós somos melhores, eles não prestam, eles são caloteiros...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não fui eu que disse isso. E, a cada ação, há uma reação. E os meus pronunciamentos eu assumo. O que eu fiz foi dentro de um ambiente de partido político, numa convenção altamente disputada, em que eu precisava para os meus correligionários dar recados bem claros do ano que nós íamos viver.

    Então, com toda a serenidade aqui, condeno qualquer tipo de violência. Acho que tiros não devem e não podem – não podem! – ser dados em ninguém, nem no meu adversário, nem no meu aliado, porque a minha regra moral é a mesma para o adversário e para o meu aliado.

    Em todos os momentos das decisões aqui desta Casa, eu demonstrei essa coerência. E essa coerência é necessária para o julgamento da sociedade, porque a minha coligação é com a sociedade gaúcha, que me conhece; é com a sociedade brasileira, que me conhece.

    Então, eu não preciso...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... dar explicações para quem quer me transformar, simplesmente, num bode expiatório para os seus problemas, para os seus julgamentos.

    Então, meus caros telespectadores que acompanham esta sessão... Quero agradecer muito, Senador Valadares, por fazer prevalecer aqui o Regimento Interno do Senado Federal.

    Era o que eu tinha a dizer nesta manhã.

    Muito obrigada.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª vai me conceder o aparte ou não? V. Exª vai conceder? Ou está fugindo?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não, não estou fugindo.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª está fugindo?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não estou fugindo.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – De um debate franco.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Fale, Senador. Fale, Senador.

    Nunca fugi da raia. Gaúcho não foge da raia. Na minha terra, Lagoa Vermelha, gaúcho não foge da raia.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – V. Exª já está encerrando o tempo. Já lhe dei dois minutos e vou dar um minuto para que o Senador Lindbergh possa falar.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Ela aceitou o aparte.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Um minuto é o que a Mesa está dando.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Sr. Presidente, nós estamos em tão poucos no plenário... Vamos promover o debate, Presidente.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Ela aceitou o aparte, Senador Valadares.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Somos poucos aqui no plenário.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Vamos alongar o debate, Sr. Presidente.

(Tumulto no recinto.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Eu sou o próximo orador inscrito e eu preciso fazer uma viagem.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Então, está bom. Então, eu fico no lugar de V. Exª, dirigindo os trabalhos.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Mas não estou com a passagem aqui ainda.

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Eu fico no lugar de V. Exª. Eu me proponho a ficar no lugar de V. Exª, dirigindo os trabalhos.

    Obrigada.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Senadora Ana Amélia, desde a Constituição, nós não temos situações de violências como essa. Uma coisa é a senhora falar sobre o Presidente da CUT e dizer que eu falei em desobediência civil. Sobre desobediência civil, é importante a senhora ver que desobediência civil é uma manifestação claramente pacífica. Quem começou isso chamava-se Henry Thoreau, Gandhi, Martin Luther King. São manifestações pacíficas. O que houve no Rio Grande do Sul e no Sul do País e o que houve na fala de V. Exª são diferentes. São milícias armadas.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Força de expressão, Senador.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não, não é força de expressão.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Mas para o Vagner é força de expressão. Dê-me o direito de tratar com igualdade.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Escute V. Exª: se alguém se exalta nas palavras, é uma coisa. Eu estou falando agora em tiros contra uma caravana do Presidente Lula.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – A polícia está investigando, Senador. A polícia está investigando de onde partiram.

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Mais um minuto.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Quebraram o vidro ao lado da Presidenta Dilma. Atentados. Esta cena aqui foi na sexta-feira, em Santa Maria. Este é um chicote, um relho, que V. Exª citou, dado nas costas de um trabalhador rural. No sábado, V. Exª, num evento do PP, fala que "botou para correr aquele pessoal" e fala "atirar ovo, levantar o relho, levantar o rebenque". O que a senhora quis dizer?

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Relho levantado... O senhor não conhece essa expressão.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Relho é um chicote.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Relho levantado não é bater.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Relho é um chicote.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – O senhor não conhece a lide campeira, Senador. O senhor não conhece.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Veja V. Exª: esta foto circulou na sexta-feira. Isso aqui não são falas agressivas. Eu estou falando de fatos. V. Exª, na verdade, fez incitação ao ódio e à violência no dia seguinte ao que aconteceu isso. V. Exª disse...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... "levantar o relho". Eu fico pensando, Senadora Ana Amélia...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Senador, o relho...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... na cabeça escravocrata.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Nas manifestações dos senhores, pode haver facões e foice.

    Vou lhe dizer, Senador, no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, numa manifestação dos seus aliados, um soldadinho da Brigada Militar, o Valdeci, estava lá defendendo a paz da manifestação. Sabe o que aconteceu? Uma foice dos manifestantes aliados ao senhor...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª está equivocada.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... foi colocada no pescoço e matou o soldado.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Senadora Ana Amélia, 65 trabalhadores rurais sem terra foram assassinados em 2017.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Foi assassinado na manifestação.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Os camponeses são assassinados.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Na Borges de Medeiros, em Porto Alegre, Senador.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Sessenta e cinco trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados em 2017. Nós... A senhora não venha dizer isso...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não sou bode expiatório, Senador...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – A esquerda brasileira tem um verdadeiro compromisso democrático neste País. O que está acontecendo aqui é diferente. Eu digo: V. Exª...

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE. Fazendo soar a campainha.) – Eu tenho direito de falar. Eu estou inscrito.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Eu encerro a minha fala, dizendo que o que V. Exª fez foi incitar a violência. A senhora é um pouco responsável pelos tiros no ônibus do Presidente Lula...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Ah, eu sabia que você ia fazer isso. Eu sabia que você ia chegar a isso.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Claro. Claro. V. Exª...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Essa é a covardia de quem diz para os outros que é força de expressão...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª acha normal...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Força de expressão.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... uma Senadora dizer "atirar ovo, levantar relho"? V. Exª acha isso razoável?

     

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Senador, isso não é preciso...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Depois que apedrejaram os ônibus! Essa é a pergunta.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Vai dizer que... Qual é a relação entre ovo e tiro, Senador?

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não... E pedras! Relho...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Está certo. Está certo. Obrigada.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª sabia das agressões que estavam acontecendo. Eu, sinceramente, esperava um pouquinho...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não force a barra, Senador. Não force a barra.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Eu esperava uma postura de grandeza de V. Exª...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não force a barra.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – E pedir desculpas...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não force a barra.

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... e se retratar. Mas, infelizmente, não. V. Exª é uma dessas...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – A Senadora Gleisi Hoffmann não pediu desculpas aqui na tribuna, quando disse...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Mas a Senadora Gleisi...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Falou em morte. Falou em morte. "Vai ter morte."

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – A Senadora Gleisi não fez nada.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – "Vai ter morte."


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2018 - Página 27