Fala da Presidência durante a 51ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a homenagear os povos indígenas, em razão do Dia do Índio.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a homenagear os povos indígenas, em razão do Dia do Índio.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2018 - Página 17
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA, INDIO.

    O SR. PRESIDENTE (Telmário Mota. Bloco Moderador/PTB - RR) – Sem nenhuma dúvida, Marcos, você...

    Cadê ele? Está subindo aí, não é?

    Ele dá uma aula. Conhece, acostumado, calejado nessa luta, sabe realmente para onde devemos seguir, o caminho que devemos percorrer.

    E quero registrar a presença do Senador João Capiberibe, que é um indigenista nato. Uma salva de palmas, porque ele merece. (Palmas.)

    Casado com uma indígena, a Deputada Janete, que abraça a causa indígena como ninguém. E Macapá sempre trazendo essas coisas boas.

    Queremos aqui pedir uma salva de palmas, mas uma salva de palmas bem forte, porque este Senado tem mania de não bater palmas, e da palma eu gosto, porque nas igrejas a gente bate palmas para Deus, e aqui nós temos que bater palmas também para o nosso povo, que merece. E quando eu digo que merece, eu estou falando de você, Tenente do Exército Brasileiro – é a primeira mulher a ocupar esse cargo – Srª Sílvia Nobre Waiãpi. Uma salva de palmas. Fique em pé, por favor. (Palmas.)

    Você nos orgulha. Parece com a Janete, não é? Típico da etnia de lá, rostinho fino. Que bacana. Está vendo?

    Essas vitórias, essas conquistas são muito mais pessoais, Senador João Capiberibe, mesmo com o incentivo das políticas públicas. E agora bem colocou o Marco, que disse assim: "Cadê o Presidente da Funai?" Cadê? Porque o que está lá não está, e o que vai chegar ninguém sabe quem é. Então, dado esse hiato aí, esse vácuo entre uma nomeação e outra, ele só mandou um agradecimento ao convite, mas já não se sentia na autoridade de vir falar em nome da Funai, porque já estava na iminência de perder a caneta das decisões.

    E sobre essa indecisão é que eu quero aqui falar para o povo de Roraima, que está me ouvindo e quero que seja anotado.

    Vejam só, a população atroari uaimiri sentou-se com a Funai, acertou, fez os acordos necessários para retomar a negociação para passar a linha de Tucuruí no Estado de Roraima. No entanto, por interesses políticos, o Senhor Presidente da República, Michel Temer, anunciou a saída do Presidente da Funai. E o índio... O Juruna já demonstrava isto, ele andava com um gravador, porque já não acreditava nas mentiras do homem branco. Gato escaldado tem medo de água fria. Então, sabendo que o Presidente da Funai está saindo e que o Temer não honra compromisso – este Governo não honra compromisso nenhum, é um Governo que não tem nenhuma autoridade, que não honra nada do que promete –, os atroaris uaimiris suspenderam a negociação.

    Acabei de receber a informação de que só vão retomar depois das eleições, porque o Senador Romero Jucá, Líder do Governo – e que vai ficar fora, porque o povo de Roraima não vota em corrupto –, está dizendo que está abrindo essa negociação e, com isso, atingiu os povos atroaris uaimiris. E eles não são moeda de troca nem de enganação. Eles trabalham com a realidade e, por isso, estão suspendendo.

    Lamentavelmente, mais uma vez, a política mal conduzida, dos maus-caracteres, atrapalha o povo de Roraima. E depois querem culpar os povos indígenas.

    O Senador João Capiberibe, havia pedido a palavra... (Pausa.)

    Ele saiu.

    Estão aqui nas galerias vários jovens do colégio St Paul, que estão aqui conhecendo o nosso trabalho.

    Muito obrigado. Sejam bem-vindos. Esta é a Casa do povo. (Palmas.)

    Eu, de vez em quando, tenho que me referir ao Estado de Roraima, porque lá a gente recebe uma mídia que não tem nenhum princípio ético. Então, ela fica passando informação mentirosa para a população do nosso Estado e colocando os povos indígenas... (Pausa.)

    O Senador João Capiberibe retornou e queria fazer uso da palavra. (Pausa.)

    Senadora Regina, V. Exª também vai fazer uso da palavra? (Pausa.)

    V. Exª quer um aparte?

    Vai esperar a Senadora Regina falar?

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Telmário Mota. Bloco Moderador/PTB - RR) – Senadora Regina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2018 - Página 17