Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da Senadora Gleisi Hoffmann por sua entrevista à reve de televisão árabe Al Jazeera.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Defesa da Senadora Gleisi Hoffmann por sua entrevista à reve de televisão árabe Al Jazeera.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 100
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • DEFESA, GLEISI HOFFMANN, REFERENCIA, FATO, ENTREVISTA, TELEVISÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PAISES ARABES, ASSUNTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRITICA, SENADOR, DISCRIMINAÇÃO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Senador Cássio.

    Eu só espero... Eu não sei se, fruto dessas intervenções, é ignorância ou má-fé.

    A TV Al Jazeera é uma das maiores do mundo, das maiores mídias empresariais do mundo, a maior TV do mundo árabe.

    Sabe quem deu entrevista lá, Senador Magno Malta? O Obama, Presidente dos Estados Unidos. Repercussão em todo mundo, porque a TV Al Jazeera atinge cem países.

    A Senadora Gleisi está falando para as TVs do mundo inteiro. Quando fala para TV da Europa, ninguém reclama. Para TV norte-americana... Agora, para TV árabe, falando de uma campanha de solidariedade ao Presidente Lula, sabem o que começam a dizer? Estão falando em Estado Islâmico.

    Gente, sabem qual é o nome disso? Xenofobia, preconceito. Vocês estão achando que por ser árabe é terrorista, é fundamentalista.

    Vocês deviam ter vergonha..

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Está pensando em tudo; bem petista...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Vergonha de quê?

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – A Senadora Ana Amélia hoje fez uma fala, Senador Cássio... Eu vou ler o que falou a Senadora Gleisi para encerrar...

    Hoje, ela disse o seguinte: "Eu só espero que essa exortação feita pela Senadora Presidente do PT não tenha sido para convocar o Estado Islâmico para vir no Brasil fazer as operações de proteção ao Partido".

    Pelo amor de Deus! Pelo amor de Deus!

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Quem acabou de falar fui eu. Eu falei isso?

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não, mas mencionou o Isis.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Eu não disse que árabe era terrorista.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Mencionou o Isis.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Vocês chamaram o Isis...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Olha o que a Senadora leu.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senador Magno, o Senador Lindbergh está com a palavra. Vamos assegurar a palavra do Senador.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Olhem a entrevista da Senadora. Gente, é muita distorção, há limite para tudo. Olhem o que a Senadora disse na TV Al Jazeera:

Sou a Senadora Gleisi Hoffmann, Presidente do Partido dos Trabalhadores, e me dirijo ao mundo árabe, por meio da Al Jazeera, para denunciar que o ex-Presidente Lula é um preso político em nosso País. [Ele é um preso político.]

Lula é um grande amigo do mundo árabe. Ao longo da história, [...] milhões de árabes e palestinos [vieram ao Brasil], mas Lula foi o único Presidente [brasileiro] que visitou o Oriente Médio. Em seu Governo, o comércio com o Oriente Médio se multiplicou por cinco.

Em 2005, Lula promoveu, em Brasília, a primeira Conferência da América do Sul e dos Países Árabes, estendendo os laços de amizade a toda a nossa região. E o Brasil foi um dos três países não árabes convidados para a Conferência de Annapolis, em 2007. Lula sempre defendeu a existência do Estado palestino.

Lula foi condenado por juízes parciais, num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas.

A TV Globo, que domina a mídia no Brasil, fez uma campanha de mentiras contra Lula. A Globo está pressionando o Judiciário brasileiro a não concordar com a liberdade de Lula, apesar de ela estar prevista na Constituição. Isso fere os direitos humanos e fere a democracia brasileira.

A prisão de Lula é a continuidade do golpe que se iniciou em 2016, com a retirada da Presidenta Dilma do governo. Ela não cometeu nenhum crime, assim como Lula [...] não cometeu. É um preso político. Ele é inocente.

O Governo golpista do Brasil está retirando direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro e liquidando o patrimônio nacional. Nossas grandes reservas de petróleo no oceano estão sendo entregues às multinacionais petrolíferas da Europa e [...] dos Estados Unidos. E a política externa passou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte-americano. [E passou mesmo.]

A maioria do povo brasileiro quer viver como nos tempos de Lula. Todas as pesquisas mostram que Lula será eleito o próximo Presidente do Brasil. O objetivo da prisão ilegal é não permitir que Lula seja candidato, mas o povo está resistindo a essa injustiça. Há manifestações, em todos os dias, em todos os lugares do País.

Há mais de uma semana, nós estamos acampados em frente à Polícia Federal, onde Lula está preso. Em todo o mundo, há manifestação de solidariedade ao ex-Presidente e pedidos pela sua liberdade.

Convido a todos e a todas a se juntarem conosco nesta luta. Lula livre.

    Os Senadores estão vendo? Onde é que há incitação aqui de alguma coisa? Esse texto foi para o mundo inteiro.

    Encerro dizendo que acho que alguns Senadores deviam pedir desculpas. É feio, xenofobia, preconceito. Em pleno século XXI e escutamos isso o dia inteiro.

    Então, encerro esse assunto trazendo aqui a minha indignação com essa abordagem.

    Volto a dizer, não sei se é má-fé ou ignorância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 100