Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento do nível das águas do Rio Jari, no Município de Laranjal do Jari (AP).

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Preocupação com o aumento do nível das águas do Rio Jari, no Município de Laranjal do Jari (AP).
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2018 - Página 15
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, SITUAÇÃO, AUMENTO, NIVEL, AGUA, RIO JARI, LOCAL, MUNICIPIO, LARANJAL DO JARI (AP), REGISTRO, NECESSIDADE, AUXILIO, EXERCITO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, OBJETIVO, VITIMA, INUNDAÇÃO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Presidente, Senador João Alberto. Também queria agradecer a gentileza dos Senadores Paulo Paim e Telmário Mota.

    Serei bem breve, assumindo um compromisso inclusive com o Senador Paulo Paim. Eu queria inclusive, Senador Paim, cumprimentar V. Exª. Hoje, foi aprovado, na Comissão de Direitos Humanos, o Projeto de Resolução nº 7, de nossa autoria, que cria o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos. É um reconhecimento do Congresso Nacional a essa lutadora pelos direitos humanos em todo o Brasil. Queria agradecer, cumprimentar V. Exª e a Comissão de Direitos Humanos.

    A comunicação, Sr. Presidente, é bem breve. Eu estive conversando, ainda há pouco, com o Prefeito do Município de Laranjal do Jari, terceiro Município do nosso Estado, assim como com o Comandante do Corpo de Bombeiros sobre a situação grave de aumento do nível das águas do Rio Jari.

    As informações de agora dão conta de que o Rio Jari subiu 2,75 metros. Essa, Sr. Presidente, na região do Jari, é a terceira maior cheia das duas últimas décadas, dos últimos 20 anos. A última grande cheia que houve naquela cidade foi em 2000, quando o nível do Rio subiu 3,20 metros.

    As informações de agora dão conta de 23 desabrigados, 8.696 pessoas atingidas, 3.111 edificações também atingidas no centro da cidade e nos bairros próximos ao Rio Jari.

    Mas, ao mesmo tempo, é importante destacar as providências que foram tomadas. Tanto o nosso mandato quanto o mandato do Senador Davi Alcolumbre e outros Parlamentares já fizeram a devida comunicação à Defesa Civil, ao Ministério da Integração. O Exército Brasileiro já... E queria aqui cumprimentar e agradecer a celeridade com que o General, comandante da Brigada do Norte, da Brigada da Foz do Amazonas, da Brigada do Amapá teve em diligenciar uma guarnição do Exército nacional, para se deslocar a Laranjal do Jari, para prestar o apoio e a solidariedade devida que as famílias daquele Município neste momento precisam.

    Também, por parte do Ministério da Integração Nacional já houve as providências, no sentido de encaminhar o apoio de alimentação, de colchões e o apoio de primeiras necessidades para os moradores do Município.

    Vamos continuar acompanhando. É importante a solidariedade de todos os amapaenses, de todos os brasileiros com a situação dramática que vive a população do terceiro Município do meu Estado, o Município de Laranjal do Jari.

    Eu queria aqui, agradecendo a sua aquiescência e a dos colegas Senadores, Sr. Presidente, a gentileza dos senhores, fazer esta comunicação inadiável, alertar, mais uma vez, as autoridades brasileiras do Ministério da Integração e do Exército nacional, para acompanharem de perto os acontecimentos das enchentes do Rio Jari, que atingem o Município de Laranjal do Jari, o Município de Vitória do Jari e as regiões ribeirinhas próximas.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2018 - Página 15