Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de agressão física a assistentes sociais que se manifestavam contra o desmonte e a extinção do serviço social na Previdência.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Registro de agressão física a assistentes sociais que se manifestavam contra o desmonte e a extinção do serviço social na Previdência.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2018 - Página 104
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • REGISTRO, AGRESSÃO, VITIMA, GRUPO, ASSISTENTE SOCIAL, MOTIVO, MANIFESTAÇÃO, DESAPROVAÇÃO, EXTINÇÃO, SERVIÇO SOCIAL, PREVIDENCIA SOCIAL, AUTORIA, SEGURANÇA, ORGÃO, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ESCLARECIMENTOS, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, é para registrar, contactada que fui pelas lideranças do movimento de assistentes sociais no Brasil, que ontem foram agredidos assistentes sociais que se manifestavam contra o desmonte e a extinção do serviço social na Previdência. Eles foram agredidos, dentro do prédio da Previdência, por seguranças daquela instituição. É algo inadmissível.

    V. Exª tem atuado muito bem junto às negociações, e eu gostaria que V. Exª, como Presidente desta Casa, pudesse solicitar explicações ao INSS, porque se tratou de um ato pacífico. Os assistentes sociais, no Brasil, têm uma maioria significativa de profissionais mulheres, e não se justifica que tenham sido agredidas, de forma violenta, pela segurança do local, quando se tratava de um protesto contra a extinção do próprio serviço de assistência social dessa instituição.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2018 - Página 104