Pela Liderança durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do Dia Mundial do Meio Ambiente e preocupação com os resíduos plásticos que poluem os oceanos.

Registro da feira agropecuaria "Bahia Farm Show", que acontece no município de Luis Eduardo Magalhães (BA).

Considerações acerca do alto índice de homens jovens e negros, moradores de periferias, assassinados no Brasil.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Registro do Dia Mundial do Meio Ambiente e preocupação com os resíduos plásticos que poluem os oceanos.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da feira agropecuaria "Bahia Farm Show", que acontece no município de Luis Eduardo Magalhães (BA).
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Considerações acerca do alto índice de homens jovens e negros, moradores de periferias, assassinados no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2018 - Página 34
Assuntos
Outros > MEIO AMBIENTE
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, DIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, DEFESA, NECESSIDADE, PROTEÇÃO, OCEANO, REFERENCIA, RESIDUO, MATERIAL PLASTICO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA, AGROPECUARIA, LOCAL, MUNICIPIO, LUIS EDUARDO MAGALHÃES (BA).
  • APREENSÃO, MOTIVO, AUMENTO, VIOLENCIA, HOMICIDIO, LOCAL, PAIS, BRASIL, VITIMA, HOMEM, JUVENTUDE, NEGRO, MORADOR, PERIFERIA URBANA.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, peço desculpas ao Senador Pedro Chaves, mas é porque já estou aqui há algum tempo e nós temos um Ministro na Casa, na CDR, e eu tenho a obrigação de estar lá, participando da audiência pública com o Ministro.

    Mas, Sr. Presidente, eu queria fazer três registros que considero importantes, embora espero fazê-los muito rapidamente. Ao primeiro alguns já se referiram: hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um apelo hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, para que o mundo acabe com a poluição gerada pelos resíduos plásticos. São mais de 8 milhões de toneladas por ano que vão parar nos oceanos. Se nada for feito e essa tendência continuar, a previsão é de que, em 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes.

    O alerta da ONU requer ações individuais e coletivas, mas é simples de ser seguido: no Dia Mundial do Meio Ambiente e todos os dias, rejeite o plástico descartável; recuse o que você não pode reutilizar; compartilhe a iniciativa de usar menos material plástico.

    E este Senado, cada um dos gabinetes e cada um de nós, em nossas vidas, podemos dar uma contribuição significativa ao consumo excessivo de plástico nesta Casa e em todo o País. Os que nos visitam podem fazer um exame da sua prática cotidiana, deixar de pegar mais uma sacolinha plástica nos supermercados e pegar uma sacola de material reutilizável. E assim por diante.

    O outro registro que quero fazer, Sr. Presidente, é que, nesta terça-feira, hoje, no Município baiano de Luís Eduardo Magalhães, está sendo aberta mais uma edição da Bahia Farm Show, que seria na semana passada, mas foi adiada, em função do movimento dos caminhoneiros. Trata-se da maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil e está hoje entre as três maiores do País em volume de negócios.

    Eu quero saudar todos os organizadores dessa feira.

    A edição de 2017 atingiu a marca histórica de R$1,531 bilhão em volume de negócios, assumindo a segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos de agronegócio, reunindo mais de 60 mil pessoas.

    A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Aiba (lAiba), com o apoio da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda., Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Quero enviar um abraço ao seu Prefeito, Oziel, e também à sua esposa, Jusmari Oliveira, ex-prefeita de Barreiras.

    Finalmente, Sr. Presidente, no tempo que me resta, quero registrar que hoje saiu o novo Atlas da Violência de 2018, que confirma aquilo que nós já estamos há algum tempo denunciando desta tribuna e da CPI que realizamos nesta Casa, que presidi. Dados mostram que o maior número de assassinatos no Brasil se dá entre homens jovens e negros da periferia.

    O Brasil ultrapassa, pela primeira vez, neste mapa da violência – que registra a violência de 2016 –, a marca de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – A taxa de 30,3 homicídios a cada 100 mil habitantes, registrada em 2016, corresponde a 62.517 homicídios naquele ano.

    Entre 2006 e 2016, 553 mil pessoas perderam suas vidas devido à violência intencional. Entre 1980 e 2016, cerca de 910 mil pessoas foram mortas pelo uso de armas de fogo no País. Se há arma de fogo, a violência é intencional.

    Em 2003, o índice de mortes por armas de fogo era de 71,1%, o mesmo registrado em 2016, como consequência do controle de armas.

    Eu quero dizer, Sr. Presidente, que a violência está migrando de região para região.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – E os homicídios – já vou finalizar – respondem por 56,5% dos óbitos de homens entre 15 a 19 anos no Brasil.

    Em 2016, 33.590 jovens foram assassinados. O aumento foi de 7,4% em relação a 2015, sendo 94,6% do sexo masculino.

    De todas as pessoas assassinadas no Brasil em 2016, 71,5% eram pretas ou pardas. Naquele mesmo ano, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e meia superior à de não negros – 40,2 contra 16,0.

    Contudo, em nove Estados, as taxas de homicídio de negros decresceram, na década de 2006 a 2016. Entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    Há dados novos que vamos analisar em outros pronunciamentos...

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – ... mas quero fechar só dizendo, Sr. Presidente, que, em 2016, as polícias brasileiras registraram 49.497 casos de estupro.

    Portanto, cresce a violência nas ruas contra a juventude negra e os homens brasileiros, que morrem por armas de fogo, e cresce a violência contra as mulheres, que são atacadas e abusadas sexualmente.

    Este é um Brasil que nós precisamos superar, o Brasil da violência.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2018 - Página 34