Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação contrária ao fato de consultor do Vaticano ter sido impedido de visitar o ex-Presidente Lula, preso em Curitiba-PR.

Apreensão com a possibilidade de ocorrer censura na tentativa de se combater as “fake news”.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • Manifestação contrária ao fato de consultor do Vaticano ter sido impedido de visitar o ex-Presidente Lula, preso em Curitiba-PR.
IMPRENSA:
  • Apreensão com a possibilidade de ocorrer censura na tentativa de se combater as “fake news”.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 94
Assuntos
Outros > RELIGIÃO
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • REPUDIO, AUSENCIA, AUTORIZAÇÃO, MEMBRO NATO, VATICANO, OBJETIVO, VISITA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, PRESIDIO, CURITIBA (PR), LEITURA, CARTA, AUTORIA, IGREJA CATOLICA.
  • APREENSÃO, POSSIBILIDADE, CENSURA, TENTATIVA, COMBATE, NOTICIA FALSA, ENFASE, INTERNET.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras. As que nos acompanham pelas redes sociais, Rádio Senado, TV Senado, minha saudação.

    O assunto que me traz aqui hoje é a visita do assessor do Papa ao Presidente Lula. Isso mesmo. Essa visita do advogado Juan Grabois, que é assessor do Papa para o diálogo com os movimentos sociais, causou muito fala-fala na imprensa. Ele foi visitar o Papa e levou um rosário abençoado pelo Papa ao Presidente Lula. Não deixaram que ele visitasse o Lula. Ele entregou o rosário aos agentes da Polícia Federal, depois saiu e deu uma entrevista lamentando que ele não tenha podido visitar o Presidente Lula. Depois que ele saiu, um site chamado Vatican News publicou uma nota desautorizando a visita, dizendo que ele fez a visita em nome pessoal e que o rosário não foi enviado pelo Papa – só abençoado. Ele não tinha visto essa notícia publicada pelo Vatican News. Isso causou aqui no Brasil todos os ataques possíveis e imagináveis a esse rapaz que é o Juan Grabois, também ao PT, ao Presidente Lula e aos blogues e sites progressistas, dizendo que nós todos tínhamos nos utilizado de fake news para fazer a promoção do Lula e tentar ligá-lo ao Papa. Quando Juan Grabois soube do que aconteceu no Brasil, ligou para os superiores da área de comunicação do Vaticano. Qual não foi a surpresa dele saber que aquela nota desautorizando a visita dele – aquela, sim – era fake, era mentirosa. E aí o Juan Grabois fez uma carta, e o Vaticano publicou outra nota – que eu quero ler aqui – para que a verdade seja restabelecida.

    O pior é que o Facebook e também agências contratadas pelo Facebook que dão conta de censurar fake news utilizaram-se disso exatamente para perseguir sites progressistas, para atacar sites progressistas, para atacar e penalizar o 247, o Fórum e DCM, dizendo que eles estavam produzindo fake news.

    Eu quero falar um pouquinho sobre fake news depois, mas antes eu quero ler a nota que foi publicada – aí, sim, a nota oficial do Vaticano – e que desmentiu essa nota falsa. Diz o seguinte a nota oficial do Vaticano:

Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros. Abaixo apresentamos a notícia correta.

O advogado argentino Juan Gabrois é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador [assessor] do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco.

Grabois concedeu uma entrevista [...] depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.

    Além do rosário abençoado, o Santo Padre também mandou um recado para Lula – e está aqui, clarinho, dito isso na nota.

Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.

    O Vaticano desmente uma notícia falsa publicada – até agora não sabemos por quem – no próprio Vatican News, a direção do Vaticano.

    E é importante ler aqui, rapidinho, partes da carta do advogado Juan Gabrois, que ele fez ao Presidente Lula depois que ele soube de toda essa confusão. O que disse ele:

Com espanto vi que os seus inquisidores [ele se referindo ao Lula] indicavam que a fonte da sua calúnia era o próprio Vaticano. Maior foi a minha surpresa quando confirmei que numa página da internet chamada Vatican News tinham publicado um texto em português agressivo, cheio de imprecisões e erros de redação.

A comunicação desta página não pode ser considerada oficial, mas, com efeito, trata-se de um local dependente do secretariado de comunicação do Vaticano. Enquanto lia, não podia sair do meu espanto. Evidentemente, um editor desse site, sabe Deus com que intenção ou a [...] [pedido] de quem, quis causar um tumulto e conseguiu. Quando pude reclamar com os superiores, a nota foi removida do site e substituída por uma adequada [que eu acabei de ler neste plenário], mas o dano já estava feito. Infelizmente, os meios que espalharam até o paroxismo a suposta desmentida alegria, não visualizaram a nova nota com a informação correta. Será que vivemos na era da pós verdade.

    Aí continua ele:

Nunca revelei o conteúdo de um encontro com o Papa Francisco porque sou leal, o respeito e admiro muito. [...]

No entanto, tendo em conta as circunstâncias, sinto-me na obrigação de te contar como foram as coisas. Em meados de maio estive no Vaticano para visitar o Francisco [...]

Aproveitei, então, aquela visita ao Vaticano para conversar com o papa sobre a situação e pedir-lhe um rosário abençoado para te levar a ti. Assim foi. É incrível que um gesto tão simples de solidariedade e proximidade do papa, um objeto que serve para rezar, gere tantos problemas, mas não é a primeira vez e Vatican News é responsável por ter permitido que se publique essa nota tão inapropriada e falta de profissionalismo. O seu responsável pediu-me perdão e perdoo-lhe, porque todos podemos cometer erros. Mas também sei que houve danos graves.

    É importante esclarecer isso, porque isso foi motivo, inclusive, de pronunciamento de Senador desta tribuna.

    Eu quero dizer que essa situação traz a nós duas questões importantes para analisarmos: a primeira é tentar desmerecer uma relação do Papa com o Presidente Lula; a segunda é manipular uma notícia falsa para prejudicar blogues progressistas, atribuindo a esses blogues fake news, para que o Facebook prejudicasse sua audiência. Isso é muito grave.

    Essa questão de fake news, hoje, está sendo usada também como uma ferramenta de censura, principalmente na internet. O Facebook contratou agências aqui, no Brasil, para fazer rastreamento de fake news, mas essas agências têm também interesses de grandes meios de comunicação e de grupos econômicos.

    Eu quero aqui ler uma parte de matéria publicada hoje no 247, um blogue que tem sido fundamental para levar à opinião pública outra versão sobre as notícias e não só aquelas publicadas pelos grandes meios de comunicação e, principalmente, pela Rede Globo. Diz hoje o 247:

O 'combate a fake news' como arma na guerra política.

Recentemente, o Facebook contratou agências de checagem de dados para monitorar a disseminação de notícias falsas, com o pretenso objetivo de evitar que o debate político seja contaminado por manipulações. Duas das agências contratadas pelo Facebook foram exatamente a Lupa e a Aos Fatos.

A Lupa tem como investidora a Editora Alvinegra, que pertence a João Moreira Salles, um dos herdeiros do Itaú Unibanco, e é parceira do Uol, da família Frias, que edita a Folha de S.Paulo, jornal que, em editoriais, apoiou a deposição da presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula – dois processos amplamente questionados por intelectuais, acadêmicos e juristas do Brasil e do mundo.

A Aos Fatos se apresenta como uma microempresa sediada no Rio de Janeiro e que presta consultorias remuneradas para o Facebook [...], a Transparência Internacional, a Cidade dos Sonhos e a Purpose.

No dia de ontem, tanto a Lupa como a Aos Fatos publicaram posts agressivos contra [o blogue] 247, [o blogue] DCM e Fórum, a partir da nota já deletada pelo Vaticano. Tais posts foram usados pelo Facebook para advertir os três sites do campo progressista sobre a disseminação de notícias falsas, alertando ainda sobre a possibilidade de redução drástica do alcance de suas publicações.

De maneira geral, o Facebook responde por grande parte do tráfego de notícias dos sites de informação – e, portanto, também da sua geração de receita publicitária. Portanto, qualquer medida que instrumentalize o necessário debate sobre o combate a notícias falsas, que está presente na mídia corporativa brasileira em larga escala, e o coloque a serviço de interesses privados, será levado aos foros adequados, tanto na esfera política quanto jurídica.

Embora o Vaticano tenha deletado suas postagens anteriores e publicado uma nova versão oficial sobre o caso Juan Grabois, atestando que ele é consultor do Papa e veio a Lula trazer não apenas um terço abençoado como também as palavras do Santo Padre, as agências Lupa e Aos Fatos não revisaram adequadamente suas notas, nem se desculparam diante de seus leitores por terem atacado veículos do campo progressista, que já foram advertidos pelo Facebook. Tais agências também serão alvo de ações judiciais, caso não se retratem e revisem suas posições, comunicando seu contratante – o Facebook – sobre a notícia falsa que espalharam.

    Então, nós temos aí uma guerra disseminada a título de combater notícias falsas principalmente aos sites e blogues progressistas, que utilizam as redes sociais para fazer o contraponto com a grande mídia. E quem faz isso e é utilizado pelo Facebook são exatamente agências da grande mídia.

    Queria deixar isso claro e para termos muito cuidado com essa questão de combate a fake news, porque muitas vezes, por trás disso, está justamente o combate àqueles que fazem o devido esclarecimento e levam uma posição diferenciada do que fala a grande mídia e as grandes corporações de comunicação.

    E, para encerrar, Sr. Presidente, deixar clarinho aqui: o Papa Francisco mandou, sim, um rosário abençoado ao Lula e, mais do que isso, mandou também palavras ao ex-Presidente, o que ficou claro aqui na nota do Vaticano e também na carta de Juan Grabois, que esclareceu e abriu a audiência que teve com o Papa. Gostem ou não, queiram ou não, Papa Francisco tem pelo Brasil uma grande preocupação e pelo Presidente Lula, um grande respeito.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 94