Pela ordem durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da apresentação de emenda, por S. Exª., ao projeto de lei que visa autorizar a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) transferir parcialmente a terceiros áreas contratadas no regime de cessão onerosa, para que os recursos oriundos dessa transferência sejam destinados a investimentos em educação nos Estados e Municípios.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Anúncio da apresentação de emenda, por S. Exª., ao projeto de lei que visa autorizar a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) transferir parcialmente a terceiros áreas contratadas no regime de cessão onerosa, para que os recursos oriundos dessa transferência sejam destinados a investimentos em educação nos Estados e Municípios.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2018 - Página 63
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, EMENDA, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, PROJETO DE LEI, OBJETO, AUTORIZAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), TRANSFERENCIA, AREA, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, REGIME, CESSÃO ONEROSA, OBJETIVO, VINCULAÇÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP. Pela ordem.) – Sr. Presidente, na verdade só queria anunciar a V. Exa. e ao Plenário...

    Não sei se já temos acordo para a votação da cessão onerosa hoje, do projeto de lei sobre cessão onerosa. Caso haja, Presidente, sendo hoje ou sendo ainda na semana que vem, eu estou apresentando uma emenda para dialogar com o debate que V. Exa. está liderando.

    V. Exa. está liderando um debate fundamental sobre a participação de Estados e Municípios neste patrimônio brasileiro. Não podemos simplesmente fazer a cessão de um bem nacional, que é a riqueza do nosso subsolo, sem que isso seja repartido, sem que haja um diálogo com Municípios e Estados.

    Ontem, debatemos isso na reunião de Líderes. Inclusive, permita-me dizer, a reunião de Líderes delegou a V. Exa. toda a autoridade no diálogo, para garantir, para assegurar o percentual relativo a Estados e Municípios. Só que isso me traz uma outra preocupação. Nós temos boa parte dos Estados e Municípios brasileiros – principalmente os Estados – sob grave situação fiscal. Em muitos momentos, essa situação fiscal é de responsabilidade dos próprios Governadores. Em muitos momentos, a responsabilidade dessa situação fiscal é pela má gestão e a falta de responsabilidade na condução da coisa pública.

    Então, eu estou com um destaque para, quando formos debater esse tema, assegurar que os recursos da cessão onerosa destinados a Estados e Municípios sejam vinculados – os investimentos desses recursos – a investimentos em educação em Estados e Municípios. Parece-me que, assim, mesmo que indiretamente fique acertado que recursos e bens de capital têm que ser utilizados obviamente em investimento por parte dos Estados, eu acho que é de bom tom nós deixarmos vinculado aqui que os Estados que receberem os recursos da cessão onerosa só poderão destinar esses recursos para investimentos, para – eu sei que não deve haver esse interesse por parte dos Governadores – que nenhum Governador desavisado tenha que utilizar recurso da cessão onerosa para fazer pagamento de folha atrasada, fazer pagamento de atividade-meio, ou seja, resolver os seus problemas fiscais ao invés de utilizar esse recurso como se deve: em investimentos, em melhoramentos principalmente na educação.

    É o destaque que irei apresentar no momento do debate da cessão onerosa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2018 - Página 63