Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Dário Berger (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 73
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    O SR. DÁRIO BERGER (Bloco Maioria/MDB - SC. Pela ordem.) – Presidente Eunício, eu quero me associar também aos demais Senadores para, de certa forma, fazer um relato e prestar uma homenagem a V. Exa. Nós estamos encerrando esta Legislatura. E certamente esta Legislatura não foi uma Legislatura fácil. Talvez V. Exa. tenha dirigido os trabalhos de uma das mais difíceis Legislaturas dos últimos tempos, em que nós passamos por diversos problemas e muitos conflitos, já relatada aqui a questão do impeachment. Então, passamos pela questão do pré-impeachment e do pós-impeachment. Depois tivemos as delações, que acabaram por destruir, de certa forma, o Governo Temer. E o Brasil, mesmo assim, conseguiu sobreviver.

    O País se apresentou, nesse período, extremamente dividido. Opiniões divergentes, conflitantes. O corporativismo público e privado acabou tomando conta das instituições e nos levando a uma crise econômica e social sem precedentes na história do Brasil. Essa é que é a grande realidade. Como superar essas barreiras e esses obstáculos que tivemos pela frente? Bem, eu quero aproveitar esta oportunidade para mencionar que uma das pessoas mais importantes para nós chegarmos até aqui, com um Brasil já, de certa forma, nos trilhos, e com a aprovação de algumas reformas. Se não foram as melhores reformas, elas permitiram, de maneira muito especial, que o Brasil pudesse sobreviver, colocando-o nos trilhos para apresentar, de certa forma, um certo crescimento econômico, que estamos vendo aqui.

    Há de se reconhecer que muitas coisas boas foram feitas, com a coragem que tivemos aqui para aprovar algumas reformas importantes para o Brasil, como a PEC 95, a PEC dos gastos, a reforma trabalhista, a reforma do ensino médio, entre tantas outras reformas e medidas provisórias que foram aqui debatidas e discutidas, fazendo com que o País avançasse e se consolidasse, de certa forma, não com o crescimento que gostaríamos que tivesse acontecido, mas, de certa forma, com crescimento.

    Agora, estamos em um novo momento, em uma nova legislatura. O Presidente da República que assume, assume com a esperança dos brasileiros. E a minha expectativa não é outra, senão a expectativa da esperança, da construção de um novo tempo, de um novo ciclo de prosperidade e de trabalho que efetivamente possa levar aos brasileiros, sobretudo os mais carentes e com mais dificuldade, a milhões de desempregados que ainda temos, o emprego, a renda e a oportunidade.

    Isso tudo que aconteceu, Presidente Eunício, tem o seu braço forte, a sua mão, a sua coragem, a sua determinação para defender o Congresso Nacional e o Senado Federal. Em muitas oportunidades, pude perceber a dificuldade de se dirigir uma Casa tão importante, tão relevante, como o Senado e o Congresso Nacional, mas V. Exa. nunca esmoreceu. Esteve sempre firme e vigilante. Portanto, V. Exa. orgulhou o Senado Federal, orgulhou o Estado do Ceará, e pode sair daqui de cabeça erguida, com o sentimento da missão cumprida.

    Por isso, quero aproveitar essa oportunidade para mencionar e dizer que, apesar de todas as dificuldades, V. Exa., Presidente Eunício, foi uma peça importante e fundamental para a construção da estabilidade democrática do País, para que efetivamente chegássemos ao ponto em que chegamos, de maneira tranquila, numa sucessão adequada e na esperança de que, a partir de agora, a partir 1º de janeiro de 2019, quando teremos um novo Governo, possamos restabelecer a fé e a esperança no futuro.

    De maneira que quero, mais uma vez, dizer da amizade que tenho por V. Exa., da confiança que sempre depositei em V. Exa. e da reciprocidade que recebi, da expectativa com que pude aqui contribuir, na medida do possível, nas Comissões, na Comissão de Orçamento, também relatando medidas provisórias importantes.

    O mais importante disso tudo é prestar homenagem a V. Exa., que está de parabéns, orgulha mais uma vez, repito, o Senado Federal, o seu Estado do Ceará. Que V. Exa. possa ser muito feliz e continuar nos ajudando ao longo dos próximos anos que temos pela frente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 73