Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios à atuação do Senador Eunício Oliveira no exercício da Presidência do Senado.

Autor
Waldemir Moka (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogios à atuação do Senador Eunício Oliveira no exercício da Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 75
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco Maioria/MDB - MS. Pela ordem.) – Senador Presidente Eunício Oliveira, queria, ao cumprimentar V. Exa., me dirigir a todos os membros da Mesa Diretora: ao Vice-Presidente, Cássio Cunha Lima, ao nosso amigo João Alberto, ao nosso amigo Pimentel, enfim, a todos aqueles que fazem parte da Mesa Diretora. Agradeço a todos os companheiros na pessoa do Dr. Bandeira, nosso amigo, sempre cordial e muito correto também.

    Senador Eunício, eu quero falar do amigo. Eu vou falar porque nós temos uma trajetória, que começa na Câmara dos Deputados, em que V. Exa. foi escolhido Líder da nossa Bancada do PMDB. E, nestes últimos 20 anos, nós sempre estivemos defendendo – assim como V. Exa., eu nunca tive um outro partido na minha vida – essa questão partidária muito forte. Eu quero apenas e tão-somente dizer que, ao conviver com V. Exa., sei absolutamente que V. Exa. é uma pessoa determinada, uma pessoa incisiva. De onde eu venho, Senador, essas qualidades suas são importantes. Eu e V. Exa. costumamos dizer: nós somos de uma região em que o homem não é obrigado a tratar, mas é obrigado a cumprir. E é isto que eu tenho em V. Exa.: é uma pessoa que sempre vai cumprir aquilo que diz – eu não tenho a menor dúvida disso.

    Mas, aqui no Senado, V. Exa. cumpriu um papel importante, que é o de liderar, de comandar, de coordenar. Muitas vezes há interpretações diferentes, mas, se não há aquele que comanda, fica difícil muitas vezes, porque é uma Casa política, onde há divergências. E é preciso alguém que tenha esse senso para exercer o comando e a liderança.

    Quero também dizer a todos que fui indicado pelo meu partido, pela minha Líder, Simone Tebet, para ser o Relator-Geral do Orçamento. Como, ao longo da minha vida, as missões são cumpridas, eu fiz questão de honrar essa indicação do meu partido, aprovando-o na Comissão Mista de Orçamento. Agora, a aprovação no Congresso Nacional não depende mais só do Senador Moka. Depende de todos, dos Líderes partidários, assim como foi na Comissão Mista.

    Eu aproveito para citar aqui, no momento em que eu falo, o líder Caiado, que nos ajudou muito lá, e nós acabamos aprovando-o na Comissão Mista de Orçamento. É só V. Exa. chamar que o Senador Moka estará lá para, como Relator-Geral, relatar e fazer com que os nossos companheiros, tanto os Deputados Federais como os nossos Senadores, possam dotar o País e, principalmente, o próximo Governo de um Orçamento limitado pela PEC dos tetos, mas, podem ter certeza V. Exas., com muita transparência, com muita adequação e com muita equivalência na discussão deste Orçamento. Evidentemente vou aproveitar o momento para discutir o relatório e explicar tudo aquilo que foi feito no relatório deste ano.

    Um grande abraço meu amigo Eunício de Oliveira. Tenho certeza de que o Ceará não vai deixar V. Exa. sair dessa questão política e que o Brasil sempre precisará de homens como V. Exa.

    Muitíssimo obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 75