Comunicação inadiável durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prestação de contas da atuação parlamentar de S. Exª e expectativa em torno da assunção do mandato de Governadora do Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Prestação de contas da atuação parlamentar de S. Exª e expectativa em torno da assunção do mandato de Governadora do Estado do Rio Grande do Norte (RN).
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, Armando Monteiro, Eduardo Braga, Garibaldi Alves Filho, Humberto Costa, Raimundo Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2018 - Página 40
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, MANDATO, SENADOR, ENFASE, SETOR, EDUCAÇÃO, TURISMO, REGISTRO, EXPECTATIVA, POSSE, CARGO, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, no último dia 28 de outubro, mais de 1 milhão de eleitores potiguares foram às urnas e me confiaram o mandato de Governadora do Estado do Rio Grande do Norte.

    Faltam-me palavras para expressar a emoção que senti naquele dia e a emoção que ainda sinto no decorrer deste processo de transição, quando recordo da minha origem, quando recordo do lugar onde senti a necessidade de me engajar na luta sindical e, posteriormente, na luta institucional: as salas de aula das escolas públicas de educação básica do meu Estado. Sim, exerci mandatos como Deputada Estadual, Deputada Federal e como Senadora. São 24 anos de vida pública, mas nunca esqueci de onde vim, nunca deixei de ser professora da rede pública de educação básica e, por isso, a defesa da educação sempre esteve tão presente em minha atuação parlamentar.

    Em 2014, o povo do Rio Grande do Norte me confiou o mandato de Senadora. E, ao fazer um balanço desses quatro anos de atuação no Senado Federal, em um período extremamente turbulento da história do nosso País – marcado por um golpe parlamentar, jurídico e midiático e pela prisão política do ex-Presidente Lula –, sinto que honrei a confiança em mim depositada pelo povo potiguar.

    Travamos, neste Plenário, batalhas memoráveis, a começar pela luta contra o impeachment fraudulento da Presidenta Dilma Rousseff. Combatemos, com o vigor esperado de uma bancada que representa os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras, a Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos públicos por 20 anos; a reforma autoritária do ensino médio, que avança na precarização e na privatização do ensino; a draconiana reforma trabalhista, que liberou o trabalho intermitente e a pejotização; e a reforma previdenciária, cujo conteúdo buscava reduzir direitos conquistados, através de décadas de lutas dos trabalhadores.

    Ao fazer um balanço desses quatro últimos anos de atuação parlamentar, chego à conclusão, Sr. Presidente, de que o nosso mandato foi uma trincheira, sobretudo, de resistência, de luta contra os retrocessos e de mobilização social. Apesar dos pesares, também não abri mão, como deveria ser, do caráter propositivo que deve ter um mandato parlamentar no Congresso Nacional, especificamente, aqui no Senado Federal.

    E aqui não poderia deixar de mencionar o imenso orgulho que sinto, na condição, inclusive, de professora, de ter sido autora do PLS 212, transformado na Lei Ordinária 13.696, de 2018, que instituiu, no Brasil, pela primeira vez, a Política Nacional de Leitura e Escrita. E, diga-se de passagem, essa façanha de dotar o País, pela primeira vez, de uma política nacional da leitura e da escrita se deu em um período de avanço do conservadorismo, da intolerância política e da insensatez. Daí a importância, repito, de o Estado brasileiro, com essa lei, ter, pela primeira vez, uma estratégia permanente, uma política de Estado...

(Soa a campainha.)

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... voltada para a promoção do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas, o que significa promover a esperança da nossa juventude e do nosso povo.

    Quero aqui, ainda, também adicionar a relatoria da PEC 24, de autoria da Senadora Lídice da Mata, que propõe tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, uma política de financiamento essencial, imprescindível para a gente avançar na educação básica no nosso País.

    Ainda quero aqui acrescentar, Sr. Presidente, que, na Presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, realizamos a Caravana das Águas, mobilizando a sociedade, gestores locais, o Governo Federal, a igreja, no sentido exatamente de buscar soluções...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco, entendendo o caráter estratégico que essa obra tem para a promoção da vida digna no Semiárido nordestino, uma obra sonhada pelos sertanejos, pelo povo nordestino e que está se tornando realidade graças à ousadia do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

    Quero também, Sr. Presidente, dizer que toda a minha atuação esteve pautada pela defesa, por vezes apaixonada, da educação, que é a minha principal bandeira de luta, mas, sobretudo, dos legítimos interesses do povo do Rio Grande do Norte.

    Por isso, vou me despedir desta Casa com o sentimento de dever cumprido e com a humildade e coragem para enfrentar o novo desafio que me foi confiado pelo povo potiguar.

    Eu gostaria...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... de expressar a minha gratidão aos servidores do Senado Federal, que nos auxiliam no cotidiano das atividades legislativas; ao conjunto da Assessoria da Liderança do PT aqui no Senado pelo empenho, companheirismo e dedicação; e, sobretudo, também, a cada assessor e cada assessora do meu gabinete, que me acompanham com tanta dedicação, desde quando aqui cheguei como Deputada Federal.

    Ao assumir o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, pretendo honrar o voto dos potiguares e explorar o aprendizado acumulado durante 24 anos de vida pública. Sei que enfrentaremos muitas adversidades, mas buscaremos enfrentá-las e superá-las com o pé no chão, fé em Deus, diálogo, transparência, união, responsabilidade...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Por fim, o meu abraço aqui a todos os meus colegas Parlamentares. Independentemente de divergências ideológicas ou partidárias, quero dizer aqui da minha gratidão pela convivência fraterna que aqui tivemos durante esse período.

    Senador Humberto Costa.

    O Sr. Humberto Costa (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Senadora Fátima, primeiro, eu queria, mais uma vez, parabenizar V. Exa. pela grande vitória que obteve nas eleições para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tenho absoluta convicção de que V. Exa. fará um grande governo, com todo o conhecimento que tem, com toda a competência que tem, com a honestidade que sempre caracteriza e caracterizou V. Exa.

    E quero dizer que só temos a lamentar a perda de V. Exa. aqui neste Senado, porque sempre foi um destaque de combatividade, de defesa do seu Estado, do Nordeste e das melhores causas do povo trabalhador deste País.

    Então, eu quero aqui registrar a minha alegria e a minha tristeza: a tristeza por perder V. Exa. desse nosso convívio tão importante na Bancada do PT; e, ao mesmo tempo, a minha alegria, porque V. Exa. assume uma tarefa muito importante, não menos importante do que ser Senadora, mas muito importante. E vai nos deixar o companheiro Jean-Paul, que, sem dúvida, será...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Humberto Costa (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... um grande Senador aqui nesta Casa.

    Parabéns.

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Senador Humberto Costa.

    E termino aqui, Senador Eunício, também dizendo da minha admiração por V. Exa. e, mais uma vez, destacando o convívio fraterno que tive aqui durante esses quatro anos, independentemente das nossas diferenças ideológicas ou partidárias. E, às vezes...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Não tivemos tantas.

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Pois é. E, às vezes, como eu disse aqui, defendendo, de forma tão apaixonada, as causas em que acredito.

    Encaminhei hoje à Mesa Diretora, Senador Eunício, o pedido já da minha renúncia a partir de 1º de janeiro.

    E, como diz o poeta, há horas em que a vida da gente requer coragem. E é com coragem, com esperança, com fé em Deus, com responsabilidade e com muita dedicação que, com muita honra, assumirei, a partir de 1º de janeiro, o cargo de Governadora, a primeira...

(Soa a campainha.)

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... Governadora de origem popular do Rio Grande do Norte.

    O Sr. Raimundo Lira (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - PB) – Senadora Fátima Bezerra, eu gostaria de cumprimentar V. Exa. na condição de paraibano, porque V. Exa. é paraibana, que hoje faz política no Rio Grande do Norte, e de dizer que independentemente, como V. Exa. falou, de qualquer questão ideológica, V. Exa. sempre foi uma pessoa com os pés no chão, uma pessoa clara, uma pessoa honesta, correta, gentil. E fizemos uma amizade que eu considero uma amizade forte. Portanto, eu desejo a V. Exa., na condição de paraibano, em nome dos Senadores da Paraíba, uma feliz gestão no Estado do Rio Grande do Norte.

    Parabéns, Senadora.

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada.

    O Senador Armando Monteiro e depois o Senador Eduardo Braga.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senadora Fátima, eu quero também dar o testemunho aqui do apreço que tenho a V. Exa., pela qualidade da convivência que tivemos. Quero destacar...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – ... a combatividade, o seu espírito público, o compromisso sempre demonstrado com as melhores causas do seu Estado.

    Deixo, portanto, aqui um abraço e quero lhe desejar os melhores votos à frente do seu Estado. Sei que é uma missão desafiadora, mas tenho certeza de que a senhora poderá dar o melhor do seu talento, da sua capacidade para poder dar uma resposta adequada a esses desafios.

    Seja feliz.

    Muito obrigado.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/MDB - RN) – V. Exa. me permite um aparte, Senadora?

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – O Senador Garibaldi Filho e o Senador Eduardo Braga.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/MDB - RN) – Senadora Fátima Bezerra, mesmo militando com relação à candidatura de V. Exa. de uma forma contrária, V. Exa. é testemunha da lealdade e do respeito como nós fizemos oposição a sua candidatura.

    E é nessa hora, quando V. Exa. se despede do Senado, que eu queria dizer da minha expectativa e da expectativa do povo do Rio Grande do Norte de que V. Exa. possa realizar uma administração que venha realmente trazer ao Rio Grande do Norte dias melhores.

    Muito obrigado, Senadora.

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Senador Garibaldi Filho.

    Senador Eduardo Braga.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Eduardo Braga (Bloco Maioria/MDB - AM) – Senadora Fátima, de igual modo, eu quero cumprimentar V. Exa. pelo brilhante mandato que exerceu aqui no Senado da República, sempre em defesa dos mais humildes, sempre em defesa de políticas públicas nacionais que possam diminuir as desigualdades, sejam desigualdades sociais, sejam desigualdades regionais, sempre construindo soluções aqui no Senado.

    Tenho certeza de que é essa experiência que avaliza V. Exa. para enfrentar um outro desafio muito grande, que é o de governar um Estado como o do Rio Grande do Norte, que tem grandes desigualdades e grandes desafios. Mas, com essa experiência e com uma trajetória extremamente amadurecida, vai trazer, com certeza, ganhos para o Rio Grande do Norte.

    Portanto, quero desejar sucesso mais uma vez, que tenha mais sucesso diante desse desafio de governar o Estado do Rio Grande do Norte, dizendo...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O Sr. Eduardo Braga (Bloco Maioria/MDB - AM) – ... que aqui a senhora deixou amigos que estarão sempre à disposição de poder ajudar na construção de um Brasil melhor.

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Senador Eduardo Braga.

    Senador Valadares.

    O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senadora, Governadora, eu quero manifestar, antes de tudo, a minha admiração e o meu respeito pelo trabalho aqui desenvolvido durante a sua passagem nesses últimos anos, um trabalho pontificado pela coragem, firmeza e coerência em defesa do Nordeste.

    Como participante da Comissão de Educação, defendeu ardentemente todos os projetos para o fortalecimento do setor educacional no Brasil.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – E, na Comissão de Desenvolvimento Regional, V. Exa. também mostrou a sua capacidade e sua competência, o seu idealismo e o seu engajamento com os problemas regionais do Brasil, especialmente do Nordeste.

    Portanto, eu desejo que V. Exa. seja muito feliz no exercício de um mandato tão complexo como é o de Governadora de Estado. Mas a sua desenvoltura e a sua experiência ajudarão, sem dúvida alguma, no equilíbrio da nova gestão que será edificada no Rio Grande do Norte.

    Meus parabéns e sucesso!

    A SRA. FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Senador Valadares.

    Mais uma vez, nas pessoas de Zé Roberto e Zezinho, meu abraço afetuoso a todos os que fazem aqui o Senado Federal.

    Um feliz Natal e um Ano-Novo com muita esperança e dias melhores para o Brasil, em especial...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2018 - Página 40