Pronunciamento de Major Olimpio em 10/12/2019
Discurso durante a 31ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Solicitação de apoio para a votação do Projeto de Lei nº 166/2019, que estabelece a prisão após condenação em segunda instância.
- Autor
- Major Olimpio (PSL - Partido Social Liberal/SP)
- Nome completo: Sergio Olimpio Gomes
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO PENAL:
- Solicitação de apoio para a votação do Projeto de Lei nº 166/2019, que estabelece a prisão após condenação em segunda instância.
- Publicação
- Publicação no DCN de 12/12/2019 - Página 88
- Assunto
- Outros > LEGISLAÇÃO PENAL
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, APOIO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, SENADO, RELAÇÃO, PRISÃO, CONDENAÇÃO, CONDENADO, EXECUÇÃO PROVISORIA, SEGUNDA INSTANCIA.
O SR. MAJOR OLIMPIO (PSL - SP. Para discursar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, preliminarmente já há 402 Deputados votantes.
A nossa pauta está intensa, há muitos vetos e PLNs que são fundamentais para a continuidade das atividades administrativas e para os Poderes, principalmente o Executivo. Eles são fundamentais e deverão ter apreciação nesta Casa.
Gostaria de dizer a V.Exa. e a todos os Senadores e Deputados que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado votou o Projeto de Lei nº 166, que estabelece a prisão, após julgamento por colegiado, em segunda instância. A votação ocorreu dentro de uma construção absolutamente democrática, foram 22 votos contra um.
Sr. Presidente, temos o entendimento de que não só o pacote anticrime deve ser votado amanhã, mas também que haja um esforço de construção. O Projeto de Lei nº 166 do Senado em nada se conflita com o Projeto de Emenda Constitucional nº 199, que já está tramitando aqui na Câmara, aliás se complementam. Poderíamos, sim, fazer o esforço de votar, em plenário, o PL 166, no Senado, encaminhá-lo à Câmara e encarecer ao Presidente da Câmara e aos Deputados que ainda este ano entreguem ao País algo que hoje todo o Brasil está cobrando.
Pesquisas realizadas demonstram que 95% da população brasileira está ansiando pelo sentimento de justiça. Para aplacar esse sentimento de impunidade, que haja a prisão, em segunda instância, após julgamento de colegiado. Esta é a consideração que eu gostaria de fazer às duas Casas.
Neste momento, a pauta está com V.Exa. no Senado. Nós podemos realizar uma construção e dar o recado ao País de que, neste ano, o Congresso foi extremamente positivo: entregou a nova previdência, entregou a malha de proteção social dos militares, pode entregar o pacote anticrime e pode entregar ou devolver à Justiça a condição de aplicar a pena de prisão, após julgamento em segunda instância.
Obrigado, Sr. Presidente.