Interpelação a convidado durante a 18ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Interpelação a convidado da Sessão de Debates Temáticos destinada à análise, com representantes de instituições e empresas, sobre a viabilidade do fornecimento de vacinas e de oxigênio no Brasil, detalhando quantitativos e prazos conforme as suas estruturas produtivas, de modo a reduzir os efeitos danosos do novo coronavírus (Covid-19).

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Interpelação a convidado
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Interpelação a convidado da Sessão de Debates Temáticos destinada à análise, com representantes de instituições e empresas, sobre a viabilidade do fornecimento de vacinas e de oxigênio no Brasil, detalhando quantitativos e prazos conforme as suas estruturas produtivas, de modo a reduzir os efeitos danosos do novo coronavírus (Covid-19).
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2021 - Página 64
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • INTERPELAÇÃO, CONVIDADO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DISCUSSÃO, REPRESENTANTE, ENTIDADE, EMPRESA, VIABILIDADE, FORNECIMENTO, VACINA, PRODUTO INDUSTRIALIZADO, BRASIL, QUANTITATIVO, PRAZO, ESTRUTURA, PRODUÇÃO, COMBATE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para interpelar convidado.) – Sim, Presidente.

    Primeiro, Presidente, eu quero fazer das palavras da Senadora Rose e de outros colegas as minhas palavras. Quero dizer também, Presidente, que ia fazer a proposta na próxima reunião para flexibilizar o projeto de V. Exa. É um projeto muito bom, mas nós precisamos, de fato, permitir que a iniciativa privada possa adquirir as vacinas, doar 50% – como está previsto no projeto de V. Exa. –, mas não esperar esse tempo que está previsto no projeto, que vai levar muito tempo para atingir aquelas metas. Então, a gente precisa flexibilizar para liberar de imediato, porque cada pessoa vacinada tira realmente esse ônus do Estado, do Sistema Único, com relação aos que mais precisam.

    E quero só comunicar a V. Exa. que, na quinta-feira, eu recebi aqui, em minha casa, alguns representantes da vacina Covaxx – com dois "x". É americana, mas parece que produzida em Taiwan. Encaminhamos e eles tiveram reunião hoje de manhã com o Arnaldo, no Ministério da Saúde, e terão amanhã de manhã, com o Elcio. Eles estão dispostos. São 70 milhões de vacinas e poderiam disponibilizar em 40 dias. Já há um processo tramitando na Anvisa como definitivo. Então, acho que há uma luz aí no fim do túnel, e eu espero que a gente possa agilizar essas questões da vacina. Realmente, hoje o assunto, a prioridade, a questão é vacina, não há outra saída que não seja essa.

    Então, parabéns à Kátia pela iniciativa do documento aprovado hoje.

    Parabéns a V. Exa. também, pela condução desse processo de intermediação entre o Executivo e o Legislativo. Eu espero que a gente possa, de fato, resolver imediatamente essa questão das vacinas, Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2021 - Página 64