Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Homenagem póstuma às vítimas diárias em decorrência da Covid-19.

Crítica às empresas detentoras de monopólios, que, em meio à pandemia da Covid-19, promoveram aumento de preço de seus produtos.

Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma às vítimas diárias em decorrência da Covid-19.
INDUSTRIA E COMERCIO:
  • Crítica às empresas detentoras de monopólios, que, em meio à pandemia da Covid-19, promoveram aumento de preço de seus produtos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2021 - Página 68
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VITIMA, MORTE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • CRITICA, EMPRESA, MONOPOLIO, AÇO, ADUBO, MATERIAL PLASTICO, PETROLEO, AUMENTO, PREÇO, PRODUTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (PSD - GO. Pela ordem.) – Presidente, eu vou ser breve.

    É só para dizer aos Senadores, Senadoras e a V. Exa. que, a cada dia que passa, eu aprendo muito com os meus pares no Senado Federal. Com o que aconteceu hoje no diálogo do projeto relatado pelo Senador Paulo Paim, no entendimento, aprendi muito. Agradeço ao Senador Paulo Paim pelo desprendimento e por esperar, por concordar em esperar uma semana. E há o compromisso nosso na próxima semana dessa discussão de votação, como foi feita por V. Exa.

    Eu quero também, como o Esperidião Amin e outros que me antecederam, lamentar profundamente a perda desses mais de 2,8 mil, Senadora Rose de Freitas, irmãos e irmãs brasileiros, irmãos nossos. Essa pandemia, realmente, está levando e ceifando a vida de muitas pessoas, inclusive, de pessoas muito próximas de nós, Senador Oriovisto, a cada dia, a cada hora. E para nós, Senadores e Senadoras, os pedidos que chegam de clemência, Senador Randolfe, de gravações de pais, de mães, irmãos desesperados pedindo uma vaga de UTI, pessoas chorando, isso é de partir o coração.

    Mas eu queria aqui chamar a atenção, enquanto nós estamos debatendo matérias importantes, Senador Fernando, para o nosso País, discussões que têm sido nas nossas sessões muito proveitosas: nós temos no nosso País um bando de empresas inescrupulosas que estão usando deste momento de pandemia. São pessoas que detêm, empresas que detêm esses monopólios, que estão passando das medidas. Enquanto nós estamos atentos, estamos discutindo as mortes e a pandemia, Senador Rodrigo Pacheco, eles estão abusando, estão tirando proveito da desgraça alheia, do fechamento de empresas, de empregos, acabando com o nosso País.

    Eu falo isso, Senador Rodrigo Pacheco, porque hoje, lendo o Valor Econômico, há a notícia de que a CSN já vai repassar mais 15% de aumento do aço. Então, nós temos que intensificar essa discussão, Senador Izalci. Nós temos que chamar – como já vai o Cade agora dar explicações; vai mostrar para nós por que não está agindo – estes monopólios à discussão: é o adubo, é o plástico, são as resinas, é o material de construção, são os alimentos, é o petróleo. Então, aqui, deixo até minha indignação, perante a morte de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras, por nós estarmos vendo aí esses grupos que detêm os monopólios no nosso País como um bando de urubus desgraçados com a desgraça dos outros.

    Essas são minhas palavras. Perdoe-me a forma de falar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2021 - Página 68