Discussão durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de nota do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas acerca da tentativa do Governador Ibaneis Rocha de intimidação do jornalista do Correio Braziliense Renato Souza.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Imprensa:
  • Leitura de nota do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas acerca da tentativa do Governador Ibaneis Rocha de intimidação do jornalista do Correio Braziliense Renato Souza.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/2021 - Página 53
Assunto
Outros > Imprensa
Indexação
  • LEITURA, NOTA, SINDICATO, JORNALISTA, DISTRITO FEDERAL (DF), FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS, REPUDIO, GOVERNADOR, TENTATIVA, INTIMIDAÇÃO.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores e Senadoras, eu vou aqui, Presidente, fazer a leitura de uma nota do Sindicato dos Jornalistas aqui do Distrito Federal e da Federação Nacional dos Jornalistas:

O Sindicato Jornalistas do DF e a Federação Nacional dos Jornalistas repudiam a tentativa do governador Ibaneis Rocha de intimidação do jornalista do Correio Braziliense Renato Souza.

O repórter foi surpreendido com a abertura de uma investigação por difamação após postagens no Twitter sobre uma questão relacionada à saúde do governador. Estranha-se que o processo foi aberto pelo delegado de crimes cibernéticos, Giancarlos Zuliani, que será ainda o responsável por supervisionar a própria apuração do fato.

É inadmissível que, na capital do país, um governador utilize a máquina pública para constranger e intimidar jornalistas. Não aceitaremos mais essa medida autoritária de Ibaneis, que se transformou em "escada" de Bolsonaro para atacar a democracia brasileira.

O Sindicato se coloca à disposição do jornalista para apoio jurídico. Vamos provocar ainda o Ministério Público, a OAB, Comissões e Conselho de Direitos Humanos para acompanhar mais esse disparate em Brasília.

    Essa é uma nota, então, do Sindicato dos Jornalistas aqui do Distrito Federal.

    Mas quero aproveitar, Presidente, e já disse isso, de uma ameaça que recebi... Agora recente, foi feita uma licitação, da Secretaria de Comunicação, de 160 milhões na comunicação do DF. E foi, inclusive, antecipado o resultado 24h antes.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF) – E para concluir, Presidente, essa questão, o Governo hoje interfere diretamente nas instituições de jornalismo, rádio e televisão. Eu, que há três anos já, fazia um programa, agora o Governador não paga mais, não repassa recurso para as rádios se não tirarem o meu programa do ar. Chegou a esse cúmulo.

    Então, é bom lembrar que é o Senado que é responsável pela questão de concessão, de fiscalização. Então, nós não podemos admitir.

    Eu vou levar essa questão para a Comissão de Ciência, Tecnologia e também Comunicação para a gente rever esses critérios, porque não se admite... O Governo pode muito, mas não pode tudo, Presidente.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/2021 - Página 53