Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição sobre o trabalho de S. Exa. e de sua equipe para o desenvolvimento da educação e da alfabetização no Estado de Rondônia, no chamado Pacto pela Educação Básica.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação Básica:
  • Exposição sobre o trabalho de S. Exa. e de sua equipe para o desenvolvimento da educação e da alfabetização no Estado de Rondônia, no chamado Pacto pela Educação Básica.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2021 - Página 36
Assunto
Política Social > Educação > Educação Básica
Indexação
  • EXPOSIÇÃO, TRABALHO, GRUPO, GABINETE, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PACTO, EDUCAÇÃO BASICA, INSTALAÇÃO, INTERNET, QUALIDADE, AREA, DIFICULDADE, ACESSO, PREOCUPAÇÃO, EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO (ENEM), PROVA, INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA (IDEB).

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - RO. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Senadoras e Senadores, telespectadores, a educação, não basta falar em educação. Não basta falar que educação é prioridade no Brasil. A educação não pode ficar só da boca para fora. Sendo assim, ao chegar ao Senado, eu preparei uma equipe do próprio gabinete para conversar com os Prefeitos, uma parte dos Prefeitos do Estado de Rondônia, colocar-me à disposição deles no chamado Pacto pela Educação Básica, pela alfabetização na idade certa. E assim tenho feito.

    O que nós temos de fazer na educação, o que há disponível no Senado, além dos discursos, além das proposições, nós temos os recursos das emendas individuais e das emendas de bancada. Eu tenho colocado integralmente esses recursos na área de ciência e tecnologia para as escolas e também na área de obras inacabadas em creches, estimulando também a gestão escolar, com nossa equipe visitando mais de 20 prefeituras continuadamente.

    Também a preocupação com o Enem, com a prova do Ideb, porque a gente deixa os alunos de qualquer jeito, na hora faz uma prova, eles não são preparados. E, como existe uma olimpíada, e numa olimpíada, o atleta se prepara anos, a vida toda para essa olimpíada, para ganhar uma medalha de ouro. E o Ideb é também uma olimpíada. E assim nós temos que preparar os nossos alunos, como se fossem verdadeiros atletas, para uma competição nacional, para que possam melhorar, criar um espírito de vaidade, de competição boa entre alunos e também entre escolas e entre Municípios.

    Nós temos também colocado antenas Gsat, em parceria com a Telebras, muito baratas, em escolas e unidades básicas de saúde no interior, nas áreas ribeirinhas, em comunidades indígenas, em áreas distantes, isoladas. É uma internet de altíssima qualidade via satélite que nós colocamos. A Telebras faz toda a montagem, num espaço muito curto e eficiente, e ali pode também, com um pequeno equipamento, ampliar para criar algumas casas no entorno dessas unidades.

    E assim nós estamos dedicados, Sr. Presidente, à educação, à alfabetização na idade certa como uma prioridade, não só de discurso, não só de fala, como também de prática.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2021 - Página 36