Pela ordem durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica ao Governo Federal por tratamento discriminatório contra o Estado do Ceará, quanto a pleitos de financiamentos por instituições internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano, em razão de o Governador do ente federado ser de partido de oposição ao Presidente da República. Solicitação de atuação do Senado Federal junto à Casa Civil.

Autor
Cid Gomes (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Cid Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Governo Estadual, Governo Federal, Operação Financeira:
  • Crítica ao Governo Federal por tratamento discriminatório contra o Estado do Ceará, quanto a pleitos de financiamentos por instituições internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano, em razão de o Governador do ente federado ser de partido de oposição ao Presidente da República. Solicitação de atuação do Senado Federal junto à Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2021 - Página 17
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Operação Financeira
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE), PEDIDO, FINANCIAMENTO, EMPRESTIMO, ENTIDADE INTERNACIONAL, BANCO MUNDIAL, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), MOTIVO, OPOSIÇÃO, GOVERNADOR, ENTE FEDERADO, DEFESA, ATUAÇÃO, SENADO, CASA CIVIL.

    O SR. CID GOMES (PDT/CIDADANIA/REDE/PDT - CE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu queria parabenizá-lo pelo recebimento da comenda, queria parabenizar o Município de Curitiba, o Estado do Paraná, e todos os representantes desse Estado aqui na Casa, e queria, por se tratar de assunto similar, rogar a V. Exa. e ao nosso Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Senador Otto Alencar, a seguinte questão que vitima o Estado do Ceará hoje.

     O Estado do Ceará é dos poucos Estados brasileiros que tem a análise fiscal, a pontuação, o ranking que permite que o Estado pleiteie financiamentos. E o Estado do Ceará tem uma longa relação com instituições internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano. E já estão na Casa Civil, Senador Otto, dois projetos do Ceará, e simplesmente porque o Governador é de partido de oposição ao Governo Federal, esses ofícios não são encaminhados para cá.

    Então, trata-se de uma discriminação, e penso que esta Casa ou a Comissão de Assuntos Econômicos – e eu lembro que a Bahia já sofreu isso durante um longo período –, devemos tomar posição em relação a isso.

    Eu estou na vida pública há mais de 35 anos e já tive a oportunidade de ser de situação e de oposição a governo federal e a governo de Estado. E nunca vi, no Governo de Fernando Henrique Cardoso, no Governo do Presidente Lula, no Governo da Presidente Dilma, no Governo do Presidente Itamar, no Governo do Presidente Michel Temer tal discriminação acontecer.

    Então, eu gostaria de fazer esse registro aqui de público e apelar para que a Comissão de Assuntos Econômicos e o próprio Senado Federal se posicionem e demandem à Casa Civil que seja enviada para cá a mensagem, autorizando financiamento ao Estado do Ceará para que esta Casa analise.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2021 - Página 17